A tecnologia do passado nem sempre é compatível com os consoles de jogos atuais, mas um jogador conseguiu fazer um console Xbox rodar em uma TV antiga do final dos anos 70. Nos tempos modernos, os monitores e televisores de tela plana HDMI são o padrão quando se trata de exibir consoles de videogame como o PlayStation 5 ou o Xbox Series X, mas isso não impediu que alguns experimentassem modelos de exibição mais antigos por diversão e desafio.
Veja também:
Muitos desses experimentos de jogos giram em torno das TVs CRT quadradas dos anos 90, que serão muito familiares para os jogadores que gostaram de usá-las para jogar consoles como o PlayStation original ou o Nintendo GameCube. Fãs experientes em tecnologia conseguiram executar títulos mais recentes como Skyrim, Halo Infinite e até Ratchet and Clank: Rift Apart nesses monitores em forma de cubo, enquanto outros exploraram porque os jogos mais antigos parecem melhores neles do que em monitores HD mais novos.
Agora, um usuário do TikTok chamado b_b_retro conseguiu fazer um console Xbox original rodar em uma TV antiga de 1977. Este conjunto retrô nem tem a entrada de áudio/vídeo que normalmente seria necessária para conectar o console, mas b_b_retro foi capaz de fazer com que Halo: Combat Evolved original rodasse nele conectando-o a um adaptador de rádio e colocando seu cabo de entrada na antena da TV.
Os sinais de rádio são enviados pela antena, resultando na tela de inicialização do Halo e no clássico tema de introdução do jogo reproduzido no conjunto monocromático. Os comentaristas elogiaram o b_b_retro por realizar esse feito impressionante, e alguns compartilharam suas memórias de jogar jogos Halo mais antigos em aparelhos de TV CRT.
Embora esses tipos de monitores tenham sido amplamente descontinuados, ainda há algum charme nostálgico em tentar fazer com que os sistemas de jogos mais novos funcionem neles – e, como mencionado anteriormente, os mais antigos realmente ficam melhores neles devido às TVs LCD / LED que estendem imagens menores para caber em telas maiores.