Se o Xbox adquirir com sucesso a Activision Blizzard e a franquia Call of Duty, os jogadores do PlayStation não precisarão se preocupar em perder nenhum conteúdo. A exclusividade do console para determinados conteúdos ou jogos é uma das principais formas de competição do PlayStation e do Xbox, com as empresas gastando dinheiro para garantir exclusividades temporárias para suas plataformas.
Veja também:
Um exemplo recente disso pode ser encontrado no bem-sucedido RPG de ação de mundo aberto de Harry Potter, Hogwarts Legacy. O título oferece basicamente a mesma experiência, independentemente da plataforma em que as pessoas estão jogando, com uma grande exceção. Hogwarts Legacy no PlayStation tem uma missão exclusiva com tema de terror para os jogadores participarem, com a missão prevista para permanecer exclusiva para jogadores de PS4 e PS5 por cerca de um ano.
Isso foi levantado pelo chefe do Xbox, Phil Spencer, em uma entrevista recente ao Xbox On, onde ele confirmou que o Xbox não faria nada parecido com o Call of Duty se fosse para obter o controle do IP. Na entrevista ao Xbox On, Spencer afirmou que o Xbox quer aumentar os lugares onde as pessoas podem jogar Call of Duty.
“Você obviamente não torna um jogo maior tirando-o de alguém que está jogando hoje”, disse Spencer, apontando que existem 58 jogos do portfólio do Xbox já disponíveis na PlayStation Store. Spencer foi então questionado sobre a possibilidade de conteúdo exclusivo para jogadores de Call of Duty no Xbox se a aquisição for concluída, mas deixou claro que isso não acontecerá.
Usando a missão exclusiva do PlayStation de Hogwarts Legacy como exemplo, Spencer disse que “não é o jogo que estamos tentando jogar aqui”. Spencer reconheceu que o conteúdo exclusivo é “parte da indústria”, mas que o Xbox não pretende criar skins de armas ou certos modos de jogo exclusivos para o Xbox quando se trata da franquia Call of Duty.
Ele disse que a “mesma versão” do jogo estará disponível em todas as plataformas e apontou que é por isso que o Xbox já está fazendo com seus jogos multiplataforma. “Se você é um jogador de Minecraft no PlayStation, acho que não sente que tem uma versão inferior.”