Publicidade
Confira

Xbox Game Pass: Futuros jogos podem ser exclusivos do programa?

O chefe do Xbox, Phil Spencer, faz comentários sobre o futuro do Game Pass e se certos jogos se tornarão exclusivos do serviço.
Gostou? Compartilhe!
Xbox Game Pass
(Imagem: Xbox)
Publicidade

Phil Spencer, chefe do Xbox, deixou registrado se a empresa planeja fazer lançamentos futuros exclusivos do Xbox Game Pass na tentativa de reunir mais assinantes. O Game Pass se tornou central na vida de muitos jogadores, então alguns podem estar se perguntando se o Xbox tem projetos para bloquear acesso a jogos no serviço de maneira semelhante a uma loja online como a Epic Games Store, que tem um histórico de garantir direitos exclusivos para seus títulos.

O Game Pass tem sido crucial para a estratégia do Xbox desde seu lançamento em 2017. O PlayStation 4 e o crescente Nintendo Switch estavam vendendo mais que os consoles da Microsoft nesta época, o que muitos atribuíram à falta de jogos exclusivos do Xbox. O Game Pass simbolizou a mudança de estratégia da empresa, pois oferecia acesso a uma ampla gama de jogos sob demanda por uma baixa taxa mensal.

Desde então, esse modelo foi adotado por outras empresas de jogos como a Sony, mas o Xbox Game Pass ainda é o serviço de assinatura de maior sucesso desse tipo. Isso se deve em parte ao compromisso do serviço em oferecer acesso imediato a todos os títulos exclusivos da Microsoft, bem como à sua paridade com jogos para PC, permitindo aos jogadores alternar facilmente entre plataformas.

Continua depois da Publicidade

Jogos podem ser exclusivos do Xbox Game Pass?

Pode-se argumentar que o Xbox poderia fortalecer ainda mais a base de assinantes do Game Pass, tornando certos títulos exclusivos do serviço, mas Phil Spencer rejeitou essa ideia. Em uma entrevista recente, Spencer foi questionado se ele potencialmente faria lançamentos futuros exclusivos do Xbox Game Pass, e ele imediatamente respondeu negativamente, afirmando que a empresa “quer aumentar a comunidade que joga Xbox” e que fazer jogos exclusivo do Game Pass não ajudaria nesse sentido.

Ele também afirmou que o Xbox valoriza oferecer opções aos seus usuários. O Game Pass receberá futuros aumentos de preços, de acordo com outros comentários feitos por Spencer, mas esse compromisso de manter os jogos não exclusivos deve agradar aos usuários de Xbox e PC que valorizam a liberdade de escolha.

É claro que os jogos exclusivos da Microsoft ainda serão exclusivos do hardware da empresa, então essa liberdade só vale para quem já usa Xbox ou PC. A Microsoft ainda lucra com os jogos comprados na loja Xbox, então esta decisão faz sentido do ponto de vista comercial.

À medida que os jogos ficam mais caros, o Xbox Game Pass se torna mais atraente para os jogadores que procuram uma maneira econômica de jogar uma ampla variedade de jogos. No entanto, os jogos também são regularmente removidos do serviço Xbox e sempre haverá mais segurança em possuir jogos do que acessá-los por meio de uma assinatura.

Via: Game Rant/Game Watch/Insider Gaming

CONTEÚDO RELACIONADO