O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, ofereceu uma explicação de porque os títulos da Activision Blizzard demorarão um pouco para chegar ao Xbox Game Pass. A chegada deles ao serviço de assinatura foi definitiva em 13 de outubro, quando a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição da Activision Blizzard.
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A última vez que a Microsoft fechou um acordo de jogos tão importante foi no início de 2021, quando a empresa adquiriu a ZeniMax Media pelo valor de US$ 7,5 bilhões. A maioria dos títulos da Bethesda e outras propriedades do ZeniMax chegaram ao Xbox Game Pass poucos dias após a finalização da transação.
Em contraste, a Activision Blizzard levará meses para trazer seu catálogo para o Xbox Game Pass, com o fabricante do Call of Duty já dizendo isso em 9 de outubro. Spencer esclareceu agora que esta grande lacuna entre o fechamento da aquisição e a expansão relacionada do Xbox Game Pass vem até a imensa “incerteza” que acompanhou o negócio até a linha de chegada.
Durante o último episódio do Podcast Oficial do Xbox, o executivo revelou que a Microsoft não tinha certeza de que seria capaz de fechar o negócio até a semana de sua conclusão. Como resultado, o trabalho para trazer o catálogo da Activision Blizzard para o Xbox Game Pass só começou verdadeiramente em meados de outubro.
E embora o chefe do Xbox já tenha comunicado isso ao dar as boas-vindas à Activision Blizzard à crescente família de estúdios da Microsoft, alguns fãs ainda especulavam que o fechamento do acordo poderia render pelo menos algumas novidades do Xbox Game Pass no futuro imediato, como uma espécie de adições comemorativas celebrando o ocasião.
Spencer agora descartou abertamente a possibilidade de tais lançamentos surpresa, afirmando que ele “seria franco com as pessoas” se algo assim estivesse nos planos. Questionado sobre um prazo realista para quando a biblioteca de jogos da Activision Blizzard poderia finalmente chegar ao serviço de assinatura da Microsoft, Spencer permaneceu evasivo.
Especificamente, ele apontou a recente menção da Activision Blizzard de uma janela de lançamento para 2024 como uma meta “precisa”, sem entrar em detalhes sobre o assunto. Dado o tamanho do catálogo da empresa, é possível que o Xbox Game Pass adicione os títulos da Activision Blizzard em etapas.
Embora fazer isso fosse um movimento bastante sem precedentes, não é como se qualquer outro aspecto da transação de US$ 68,7 bilhões fosse tudo menos extraordinário; desde seu valor geral até a quantidade de resistência regulatória que gerou, o negócio foi o mais histórico possível de aquisição da indústria de jogos.
A aquisição de grande sucesso da Activision Blizzard expandiu o portfólio de franquias da Microsoft com algumas propriedades famosas, incluindo Call of Duty, Warcraft, Diablo e Candy Crush Saga. A Microsoft agora também é proprietária de algumas propriedades há muito adormecidas, como Tony Hawk’s e Guitar Hero, com Spencer sugerindo anteriormente que a empresa já está de olho em alguns renascimentos de séries possibilitados pela aquisição da Activision Blizzard.