STALKER 2: Heart of Chernobyl foi adiado para 2024, desferindo um golpe na programação da temporada de férias (EUA) do Xbox Game Pass. Esta reviravolta é apenas o capítulo mais recente na conturbada história de desenvolvimento do jogo, chegando menos de um ano desde que GSC Game World garantiu aos fãs que STALKER 2 ainda almejava um lançamento em 2023.
Veja também:
Anunciado originalmente em 2021, a segunda parcela numerada da franquia STALKER é na verdade seu quarto jogo no geral. A GSC estava inicialmente planejando lançar seu próximo híbrido FPS-RPG em abril de 2022, antes de adiá-lo por oito meses após a invasão russa na Ucrânia, que a forçou a se mudar de Kiev para Praga.
E embora o atraso do STALKER 2 pelo menos prometesse fortalecer a programação do Xbox Game Pass para o feriado de 2022, o jogo também acabou perdendo a data de lançamento de 8 de dezembro, tendo sido adiado para 2023. STALKER 2 será lançado apenas em 2024, de acordo com a versão mais recente de sua ficha técnica oficial.
Embora este desenvolvimento possa desanimar alguns fãs que passaram os últimos 14 anos à espera de outra entrada na franquia, o projeto parece estar quase concluído, já que o seu último adiamento parece ser bastante pequeno. Ou seja, STALKER 2 agora tem como meta o lançamento no primeiro trimestre de 2024, diz a mais nova ficha técnica do jogo.
A GSC continua a oferecer pré-encomendas digitais do RPG em primeira pessoa via Steam e GOG, enquanto pedidos antecipados de cópias físicas ainda podem ser feitos através do site oficial do jogo.
STALKER 2: Heart of Chernobyl será lançado no primeiro trimestre de 2024 para PC e Xbox Series X/S.