Publicidade
Entenda os motivos

Xbox muda regras de conquista para acabar com jogos fáceis de pontuação de jogadores

O Xbox está fazendo uma grande mudança nas regras para sua política de certificação de conquistas, procurando conter o fluxo de jogos que oferecem pontuação fácil para os jogadores.
Gostou? Compartilhe!
Xbox achievement
(Imagem: Xbox)
Publicidade

A Microsoft implementou algumas mudanças importantes na forma como a desenvolvedora do Xbox permite conquistas no jogo, procurando agir contra títulos que exploram o sistema. A Microsoft e o Xbox foram pioneiros do sistema de conquistas modernas em jogos quando a desenvolvedora estreou seu sistema “gamerscore” com o Xbox 360.

As conquistas e o gamerscore têm sido uma maneira de os jogadores mais ávidos mostrarem suas realizações pessoais nos jogos, com alguns até levando o desafio gamerscore um passo adiante. Agora, no entanto, as novas políticas da dona do Xbox buscam combater games com conquistas absurdamente fáceis.

A introdução de um sistema de conquistas pelo Xbox em meados dos anos 2000 rapidamente veria vários outros consoles e plataformas de jogos seguirem o exemplo nas gerações futuras. A Sony adicionaria seu próprio sistema de troféus para o PS3 em 2008, mais tarde trazendo o recurso para seus outros consoles com muitos jogos multiplataforma com conquistas semelhantes do Xbox e troféus do PlayStation.

Continua depois da Publicidade

O Steam também adicionaria seu próprio sistema de conquistas em 2007, após o sucesso do sistema da Microsoft. As conquistas se tornaram um item básico dos jogos modernos e, agora, o Xbox está procurando resolver uma das maiores falhas do sistema. Um desenvolvedor anônimo dentro do programa ID@Xbox revelou recentemente uma grande mudança implementada no programa de certificação de jogos do Xbox no início de maio.

O novo programa adiciona vários novos exemplos de jogos que falhariam na certificação, incluindo jogos cujas conquistas podem ser concluídas “dentro de algumas horas após o início do jogo”. A atualização de política também procura mirar em jogos onde as conquistas não “representam uma exploração completa do conteúdo do jogo”.

Títulos que exigem pouca contribuição para completar suas conquistas também foram alvo da mudança. A nova política do Xbox visa jogos que exigem pouco investimento ou entrada dos jogadores, a fim de inflar rapidamente sua pontuação de jogadores.

Muitos dos títulos indie do Xbox muitas vezes apresentam conquistas facilmente adquiríveis devido à curta duração de um jogo, exigindo apenas 3 a 4 horas para uma jogabilidade completa. No entanto, o sistema tem sido frequentemente abusado por jogos indie que exigem pouco esforço no final do jogador, a fim de acumular pontuação para aumentar artificialmente seu perfil.

As principais mudanças na política de gamerscore do Xbox ocorrem quando o burburinho em torno da desenvolvedora começou a esquentar antes da temporada de revelações de verão. O Xbox confirmaria seu Xbox Games Showcase de junho no início deste mês, definindo a apresentação para uma data de transmissão em 11 de junho.

O showcase anual da Microsoft deve apresentar grandes títulos first-party, incluindo Forza Motorsport, com rumores também afirmando que um remake de Persona 3 pode ser anunciado durante o show. As novas mudanças do Xbox em sua política de conquistas vêm no auge do que parece ser um verão empolgante para os fãs.

Via: Game Rant/TrueAchievements

CONTEÚDO RELACIONADO