Xbox: Nova tecnologia permite que jogos leiam as emoções dos jogadores

A Microsoft registra uma patente que permitirá que os jogos do Xbox leiam as emoções dos jogadores por meio do bate-papo por voz entre dois ou mais jogadores

Publicado em 09/09/2021 11:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Microsoft entrou com um pedido de patente para uma tecnologia que permitirá que os jogos do Xbox leiam as emoções de um jogador. Essa tecnologia permitirá que os jogos recebam fluxos de áudio por meio de bate-papo de voz à medida que os jogadores se envolvem com seus títulos favoritos para analisar a resposta emocional do usuário ao que está acontecendo.

Esta patente da Microsoft vem como resultado de duas coisas principais: uma delas é a expansão do chat de voz em jogos multiplayer no Xbox. A outra é que algumas das repercussões dessa expansão são os jogadores enfrentando um comportamento excessivamente agressivo ou rude. A patente observa que muitos desses palavrões e respostas carregadas de insultos podem causar danos emocionais e o anonimato dos jogos online torna-o um problema complexo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como funciona

A tecnologia na patente observará pistas emocionais visuais, além das características de áudio. Ele usa modelos de características vocais para analisar os fluxos de áudio de sessões multiusuário. Os estados emocionais que a tecnologia pode seguir incluem raiva, medo, nojo e tristeza. A emoção na voz de um jogador pode não apenas ser analisada dessa maneira, mas também lembrada para dados históricos no futuro.

Ela também detectaria a fala neutra e criaria um perfil de fala em torno da maneira como um jogador do Xbox responde emocionalmente a partir daí. Ele analisaria o tom, a variação da voz, o nível de energia e a velocidade da fala. Mudanças nesses itens podem indicar a resposta emocional de um jogador ao que a patente chama de “ambiente virtual” que os jogadores se comunicam usando o chat de voz.

A patente mostra uma tecnologia que seguirá os estados emocionais de um jogador além de simplesmente observar as reações conforme elas acontecem, mas também define uma pontuação de reputação para os usuários com base em suas emoções. Ele pode detectar propriedades vocais específicas com base em sua consistência com estados emocionais predefinidos. Atualmente não está claro como a Microsoft usará os dados para beneficiar os jogos do Xbox.

A tecnologia nesta patente da Microsoft utiliza algoritmos de aprendizado de máquina treinados para categorizar a resposta emocional a um jogo em raiva, medo, etc. Como resultado, este algoritmo pode aprender a identificar propriedades vocais específicas que são consistentes em grupos de várias conversas. Além dos algoritmos, um jogador também terá informações de perfil que a nova tecnologia na recente patente da Microsoft irá analisar.

De acordo com a patente, uma pontuação de reputação pode ser criada para vários usuários e é determinada pela análise de dados históricos. As pontuações de reputação são baseadas em vários fatores, incluindo reclamações sobre um perfil de usuário, quantos outros usuários têm um perfil de usuário bloqueado e quantas vezes o perfil de usuário foi suspenso ou banido. Dessa forma, a nova tecnologia da Microsoft pode identificar facilmente um jogador que tem um histórico de ficar irritado enquanto joga no Xbox.

Via: Game Rant/Tech Beezer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar