O Xbox está atualmente trabalhando em vários jogos baseados em IPs licenciados que ainda não foram anunciados, conforme sugerem algumas evidências recentemente surgidas. Esta informação recém-surgida indica que o vazamento gigante do Xbox em setembro não ofereceu uma imagem completa do roteiro de jogos da Microsoft, por mais massivo que fosse.
Veja também:
Embora a Microsoft tenha se tornado cada vez mais transparente sobre suas tentativas de aumentar sua biblioteca de conteúdo desde o lançamento do Xbox Game Pass em 2017, a empresa ainda não é estranha em manter as coisas sob controle em uma ocasião ou outra. Em parte, isso ocorre porque o desenvolvimento pode ser extremamente imprevisível, como sublinha a lista considerável de grandes jogos do Xbox confirmados que ainda aguardam revelação.
No entanto, parece que a empresa também está atualmente a desenvolver uma série de projetos não anunciados, incluindo dois “títulos de propriedade intelectual licenciados”. Isso está de acordo com o perfil do LinkedIn da gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Microsoft, Kat Carson, que foi recentemente descoberto pelo usuário do Twitter, Timur222.
A descrição publicamente disponível do papel atual de Kat Carson na gigante da tecnologia com sede em Washington menciona seu trabalho naquele par de títulos misteriosos do Xbox, bem como uma oferta não anunciada do Xbox Game Pass que faz parte do programa de publicação independente ID@Xbox.
O perfil também faz referência a cinco propriedades originais não anunciadas do Xbox Game Studios, embora seja plausível que algumas delas já tenham sido reveladas desde que Carson começou na Microsoft em 2020. Em contraste, nada do que o Xbox anunciou desde então se encaixa na descrição de títulos IP licenciados, levando à conclusão de que ambos os projetos ainda estão em segredo.
O vazamento do Xbox de setembro de 2023 mencionou a Bethesda trabalhando em um desses jogos, que um relatório interno subsequente classificou como sendo baseado em um IP da Disney. No entanto, a ZeniMax Media, controladora da Bethesda, tem operado de forma totalmente independente do Xbox Game Studios desde que a Microsoft a adquiriu em março de 2021.
Portanto, é um tanto improvável que a gerência intermediária da Microsoft esteja pessoalmente envolvida nos projetos da Bethesda. A falta de qualquer menção à ZeniMax ou Bethesda no perfil de Carson no LinkedIn se enquadra nessa suposição.
Olhando para a lista atual das principais subsidiárias do Xbox Game Studios que poderiam ser encarregadas de um jogo baseado em um IP licenciado, todos os candidatos mais óbvios já estão ocupados com títulos anunciados anteriormente, exceto a Double Fine.
E embora um jogo IP licenciado não fosse exatamente da marca do estúdio da Califórnia, também não seria completamente sem precedentes, dada a forma como a Double Fine lidou anteriormente com Grim Fandango Remastered em sua era pré-Xbox Game Studios.
Uma explicação alternativa para esses dois projetos não anunciados é que eles não são, na verdade, jogos baseados em propriedades não-Xbox que a Microsoft está desenvolvendo internamente, mas sim IPs da própria empresa licenciados a terceiros.