Publicidade
Entenda os motivos

Xbos Series S: Entenda porque o console é uma dor de cabeça para os desenvolvedores

Um dos desenvolvedores da Remedy Entertainment fala sobre o Xbox Series S, explicando por que o console de baixa especificação é um problema para os desenvolvedores.
Gostou? Compartilhe!
Xbox Series S
(Imagem: Microsoft)
Publicidade

Quando lançado, os dois consoles da Microsoft, chamados de Xbox Series X e S, eram vistos como fenomenais, ainda mais com uma opção totalmente digital, mas com menos recurso, no caso o Xbox Series S. Só que ao que tudo indica, o digital não é tudo isso, já que tem se apresentado como uma tremenda dor de cabeça.

Segundo informações, o Xbox Series S pode ser um bloqueador de desenvolvimento de jogos, de acordo com um dos desenvolvedores da Remedy Entertainment. O mais fraco de todos os consoles convencionais da geração atual, o Series S foi projetado desde o início como uma versão mais barata e acessível do Series X, com um de seus grandes atrativos sendo que ainda seria capaz de jogar todos os “grandes” jogos, apenas com uma fidelidade visual reduzida.

O valor do console de baixa especificação da Microsoft foi questionado muitas vezes antes, sendo um dos exemplos mais recentes o fato de que a versão Xbox de Baldur’s Gate 3 estar sendo retida pela Série S, de acordo com o próprio Larian Studios (o jogo para PC e PlayStation está ok para 2023). Foi precisamente aí que Thomas Puha, da Remedy Entertainment, entrou na conversa, lamentando com a Larian sobre o hardware relativamente fraco da Série S e seu papel no desenvolvimento de jogos.

Continua depois da Publicidade

De acordo com Puha, diretor de comunicações da Remedy Entertainment, o estúdio por trás do Control, o hardware de baixa especificação do Xbox Series S não é algo que pode ser simplesmente otimizado após o término do desenvolvimento. Em vez disso, Puha afirma que as limitações técnicas do console precisam ser levadas em consideração no início da produção de um jogo, o que reduz imediatamente o que os desenvolvedores poderiam criar se a Série X fosse o único console Xbox da geração atual.

A declaração de Puha vem depois que o chefe de Baldur’s Gate 3 disse que a Série S não é problemática para o desenvolvimento de jogos, vale ressaltar. Além disso, alguns sentiram a necessidade de criticar Puha por seu papel no processo de produção do jogo como diretor de comunicação, alegando que isso equivale a “apenas relações públicas” quando tudo estiver dito e feito.

Puha, no entanto, está na Remedy Entertainment desde 2015, de acordo com sua página no LinkedIn, e é provável que ele esteja intimamente familiarizado com o pipeline de produção da Remedy e tenha alguma autoridade no assunto.

Um desenvolvedor da Rocksteady também acha que o Xbox Series S atrasa o desenvolvimento e não teve vergonha de expressar isso em 2022. O artista técnico de personagens sênior Lee Devonald disse que o Series S “não era muito melhor do que um [console] da última geração”, mas o permanece o fato de que é apenas algo com o qual os desenvolvedores do Xbox precisarão lidar, já que todos os jogos da Série X também precisam ser executados na variante de especificação inferior do console.

Como o Xbox Series S é barato em comparação com os consoles Series X e PS5, isso posiciona o dispositivo como uma escolha importante para jogadores que procuram opções mais acessíveis. Claro, é um argumento sólido que visar o hardware de baixo custo da Série S significa que os jogos podem ser menos avançados tecnicamente do que poderiam ser, mas disponibilizar jogos em uma gama mais ampla de hardware é um benefício por si só.

Via: Twitter/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO