A nova geração de consoles já é uma realidade. Depois de meses de informações, algumas até desencontradas, o Xbox Series X e S chegaram no mercado. Antes de seu lançamento os fãs já ficaram fascinados com toda a nova tecnologia, serviço e uma realidade jogos que estariam chegando com ele. E agora isto tudo é quase uma realidade, pois ainda faltam algumas coisas a serem lançadas, mas isto é algo normal.
Veja também:
Com o lançamento do Xbox Series, chega toda uma nova tecnologia que dará suporte a desenvolvedores. Não é apenas um hardware mais rápido e melhores recursos de áudio e imagem, mas uma liberdade para que os produtores possam criar jogos com uma melhor qualidade gráfica e aventuras que darão mais imersão para os jogadores da velha e nova geração.
Desta forma vamos fazer uma apanhado de tudo o que você precisa saber sobre o lançamento do Xbox Series, como seu custo, problemas de hardware, falta de console no mercado, jogos, entre outras informações importantes para quem deseja adquirir o seu, mas ainda está em dúvida se compra agora ou aguarda mais um pouco. Portanto, continue abaixo e deixe nos comentários se já comprou o seu ou se ainda irá comprar!
Xbox Series X e S
Para começar, é hora de diferenciar o que é o X e o S do Xbox. Para começar o Xbox Series X cobre todas as bases para mídia física e distribuição digital, com uma unidade óptica que suporta discos Blu-ray Ultra HD e um SSD de 1 TB. Isso é muito espaço de armazenamento, além da capacidade de jogar edições físicas de jogos. Já o Xbox Series S é um console totalmente digital sem unidade óptica.
Isso significa que ele não pode reproduzir discos Blu-ray ou a edição física de jogos. Além disso o Xbox Series S também tem metade do armazenamento, com um SSD de 512 GB. Isso é um grande sucesso para um sistema que depende inteiramente de armazenamento integrado, mas também é responsável pelo preço significativamente mais baixo.
Embora os dois consoles sejam totalmente diferentes em potência e capacidade, eles ainda possuem semelhanças. Para começar, os dois usam os mesmos controles e suportam o rastreamento de raio DirectX, sombreamento de taxa e de atualização variável, embora a variação dessas provavelmente dependerá da potência de cada console.
Preço
Já que foi comentado sobre os valores dos dois consoles, vamos a eles. Antes de seu lançamento em dezembro de 2020, mas precisamente em outubro, a Microsoft divulgou que os valores do Xbox Series X seria de R$ 4.600,00, enquanto do Xbox Series S iria custar bem menos, R$ 2.800,00. Hoje se fizer uma busca pelo Google, o valor do Series X subiu bem mais do que no dia do seu lançamento, já o o Series S está quase o mesmo valor.
Poder de fogo
Quando se fala em poder, o Xbox Series X é uma fera! O processamento com as arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD fornecem 12 teraflops de potência. Ele suporta rastreamento de raios, pode renderizar resolução de até 4K (3.840 por 2.160) a até 120 quadros por segundo e está “pronto para 8K”, o que indica que pode aumentar tranquilamente para a nova resolução.
O Xbox Series S não fica muito atrás, com arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, mas tem apenas 4 TFLOPS de poder de processamento bruto, um terço do Series X. Ele também tem 10 GB de RAM contra 16 GB do X. Além disso, o Série S tem um teto de resolução de renderização muito menor de 1440p, dois terços dos pixels verticais de 4K, podendo lidar com rastreamento de raio e oferecendo suporte a 1440p a até 120 quadros por segundo, mas os jogos não renderizam em 4K. O seu sistema é convertido para 4K, por isso ficará bem na sua TV 4K, mas não espere tanta nitidez, suavidade ou detalhes gerais. As taxas de quadros gerais de jogo para jogo também podem ser afetadas.
Compatibilidade com versões anteriores
Esta foi uma das principais propagandas da Microsoft quanto ao seu novo console. E será que ele realmente tem? Vamos lá! Ambos os consoles desfrutam da mesma compatibilidade com versões anteriores. Quase todos os jogos do Xbox One funcionam nas séries X e S. As únicas exceções são os título que exigem Kinect, que não é compatível com os novos consoles. Existe também o suporte para mais de 500 jogos do Xbox 360, muitos dos quais receberam patches de última geração para melhorar recursos como resolução e taxa de quadros. A Microsoft decidiu até mesmo oferecer suporte a alguns jogos originais do Xbox, como Fuzion Frenzy e BLACK.
Mas os jogos rodam bem?
O que é de se esperar é que sim, já que os novos consoles da Microsoft são mais poderosos do que o hardware anterior, por isso os jogos devem, geralmente, rodar melhor neles. Títulos que tinham problemas de desempenho no passado, como Just Cause 3 que mal conseguia 20 fps, agora rodam a 30 fps na Série X. Alguns outros estão sendo corrigidos para aproveitar as vantagens do novo hardware e isso é indicado por uma etiqueta “Otimizado para Série X / S” na Microsoft Store. Para completar, um recurso chamado “Auto-HDR” é habilitado por padrão em quase todos os títulos mais antigos que não suportam explicitamente o HDR.
O que é o tal de “Quick Resume”?
O Quick Resume é um recurso em ambos os consoles que permite retomar um jogo exatamente de onde parou, mesmo depois de encerrar sua partida. Para que isso seja feito, ele cria um “estado” de salvamento despejando tudo o que está na RAM no SSD. Portanto o jogador pode suspender um jogo a qualquer momento e voltar mais tarde exatamente de onde estava, mesmo que esteja no meio de um nível. Algo muito útil!
Já quantos jogos o Quick Resume pode salvar de uma vez, dependerá de quais títulos você está jogando. Cinco ou seis parecem ser o limite quando você inclui alguns títulos mais antigos do Xbox 360 e do Xbox original. Vale destacar que a Microsoft irá desativar esse recurso em alguns jogos sempre que surgirem problemas de compatibilidade, por isso pode ser um pouco inconsistente. Mesmo assim, segundo a empresa o Quick Resume se tornará mais estável conforme as Séries X e S amadurecem.
Faltou espaço, posso comprar mais unidades de armazenamento?
Mesmo com 1 TB parecendo muito, vale lembrar que os jogos atuais acabam ocupando boa parte disso, por isso a pergunta é bem válida. Depois de comprar o seu Xbox Series X, terá que o configurar, ficando com um espaço utilizável de 800 GB. De acordo com a Microsoft em um Xbox Series X, o espaço utilizável após a configuração inicial é de cerca de 360 GB.
Por isso, comprar uma expansão, principalmente oficial como a Seagate Xbox Series X | S é totalmente necessário, caso não goste de ficar instalando e desinstalando jogos. Segundo o manual, esta placa irá instalar e executar tudo, desde títulos nativos Xbox Series X e S até jogos Xbox originais.
Dá para usar controles antigos?
Felizmente para dá para usar todos os acessórios do Xbox One nas Séries X e S, exceto o Kinect e alguns fones de ouvido mais antigos. Os donos do Xbox One podem até jogar novos lançamentos das Séries X e S ou controlador Elite. Os controles de vôo do Xbox One oficialmente licenciados, rodas motrizes e pedais, e bastões de luta também funcionam sem problemas. Destaca-se novamente que alguns fones de ouvido do Xbox One mais antigos usam uma conexão óptica que não está presente no Xbox Series X ou S, portanto, podem não funcionar. Caso possua um desses, é bom verificar com o fabricante para obter mais informações sobre sua compatibilidade.
Preciso exclusivamente de tecnologia 4K para usar meu Xbox Series?
Não! Não é necessário comprar um TV 4K. Os novos consoles suportam resoluções adicionais de 1440p e 1080p. O HDR é muito usado pelas Séries X e S, mas não é de forma alguma necessário. Você pode desativar todos os recursos HDR no menu Configurações. Até o momento deste artigo, as Séries X e S usam HDR10, mas o Dolby Vision para jogos deve chegar ainda neste ano de 2021. Embora não seja necessário ter o Dolby Vision, caso deseje comprar uma nova TV, você pode priorizá-la outros formatos HDR.
Vem na caixa?
O Xbox Series X vem com um cabo compatível com HDMI 2.1 na caixa para que possa desfrutar de até 4K a 120 qps em cores nativas de 10 bits. A Série S vem com um cabo HDMI 2.0 comum porque não precisa de largura de banda adicional. Caso queira um cabo de reposição para a sua Série X, certifique-se de obter um HDMI de ultra alta velocidade certificado pelo Administrador de licenciamento HDMI.
Como jogar os títulos remotamente?
A reprodução remota é possível entre o console Xbox e um smartphone em uma conexão de rede local via Internet. No entanto, sua milhagem pode variar em termos de latência. Para fazer isso, você precisará de um smartphone compatível, o aplicativo Xbox para iOS ou Android e um controle. Você pode usar os controles Xbox atuais ou de última geração para jogar localmente.
Salvar sincronização entre consoles ou jogo remoto
A Microsoft agora usa salvamentos em nuvem para todas as gerações de jogos do Xbox jogados nos consoles das Séries X e S. Isso significa que seus salvamentos serão sincronizados entre os consoles e quaisquer outros dispositivos que você usar para jogar.
Capturas de tela e fazer vídeos
O controle do Series X e S possui um botão Share dedicado para fazer capturas de tela e vídeos. Você pode personalizar a forma como o botão “Compartilhar” funciona ou mapeá-lo para outro botão se estiver usando um controle mais antigo. Por padrão, pressionar o botão uma vez tira uma captura de tela, mantê-lo pressionado salva um vídeo e tocar duas vezes revela a galeria de captura. Depois de fazer sua captura de tela ou vídeo, a Microsoft faz o upload para a nuvem. Você pode então recuperá-lo através do aplicativo Xbox para iOS ou Android, onde também pode compartilhá-lo nas redes sociais ou com seus amigos.
O que é o Game Pass?
O Game Pass é o serviço de assinatura de jogos da Microsoft que funciona como a Netflix ou Spotify, mas voltado para jogos. Ele apresenta todos os títulos originais da Microsoft no primeiro dia de seu lançamento. Há também um grande número de títulos de terceiros no serviço que entram e saem do catálogo. Ele está disponível em alguns níveis, com o melhor valor sendo o Game Pass Ultimate que inclui a biblioteca do Game Pass, Xbox Live Gold, acesso ao beta de streaming em nuvem e, por um período ainda indeterminado, acesso ao catálogo anterior da EA via EA Play.
Aplicativos
Depois de jogar seus títulos preferidos é hora de usar um pouco de outras funções do Xbox Series. E conforme publicado no site da Xbox, “Todos os seus aplicativos favoritos com acesso gratuito no Xbox“. São vários que o Series possui como Netflix, Hulu, Disney+, Apple TV, Amazon Video, Sling TV, Pandora e muitos outros.
Principais aplicativos de entretenimento
- Netflix.
- Spotify | Xbox.
- Crunchyroll.
- WWE Network.
- AirServer Xbox Edition.
- Dailymotion – all the videos that matter.
- Amazon Prime Video (Xbox)
- Assistente Databot: inteligência artificial
Depois disto tudo, qual Xbox comprar?
Com base nas especificações e recursos, logicamente o Xbox Series X é superior em todos os aspectos, com muito mais poder de processamento e capacidade de renderizar em 4K, junto com o dobro de armazenamento e uma unidade óptica para mídia física. Isto acaba o tornando bem mais caro.
Mesmo assim, o Xbox Series S é praticamente a mesma coisa que seu irmão, mas com menos recursos. E caso não ligue para ter uma unidade de disco, o seu valor pode contar muito nesta balança. Seu sistema é bem respeitável, e se ainda não possui tecnologia 4K em casa, esta pode ser uma boa escolha.
Independente de qual escolher, os dois consoles da Microsoft são um verdadeiro fenômeno e dignos desta nova geração.