Planos e especificações técnicas para o próximo console Xbox acabaram de ser divulgados pela Federal Trade Commission durante sua recente batalha legal com a Microsoft. Esta investigação judicial é a mais recente de uma série de disputas legais provocadas pela aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, que pode mudar o cenário, que foi anunciada em janeiro de 2022 e desde então tem sido fonte de muito escrutínio e discussão entre membros da indústria e observadores externos.
Veja também:
Vários canais regulatórios de todo o mundo influenciaram o acordo, e agora a FTC dos EUA está investigando se a compra planejada da Microsoft criará um monopólio na indústria de jogos. O debate resultante no tribunal fez com que vários e-mails e mensagens de bate-papo entre executivos da Microsoft vazassem para o público, datando de maio de 2022.
Essas reuniões virtuais cobrem uma ampla gama de tópicos e planos não anunciados, como a discussão da Nintendo sobre seu próximo console com o chefe da Activision, Bobby Kotick, e uma versão nativa do Xbox Series X de Red Dead Redemption 2 sendo incluídos em uma lista de lançamentos planejados que podem ou não ver a luz do dia.
No entanto, uma das maiores revelações provenientes das conclusões da FTC envolve planos potenciais para o próximo console da Microsoft, que poderá ser lançado em 2028. A documentação adicional esclarece as especificações técnicas deste próximo sistema de jogo Xbox, que poderia ser uma plataforma de console/portátil semelhante ao Switch de enorme sucesso da Nintendo.
De acordo com um anexo judicial não editado do caso da FTC contra a Microsoft, este suposto console visa utilizar a tecnologia de nuvem para “fornecer uma imersão mais profunda e classes inteiramente novas de experiências de jogo” que supostamente irão além dos limites do hardware convencional. Confira abaixo os dados:
Alimentando este novo console Xbox sem título estará um processador ARM64 ou x64 AMD Zen6, que de acordo com os documentos vazados será acoplado a uma GPU AMD Navi 5/RDNA 5. Em termos gráficos, o novo sistema da Microsoft buscará o traçado de raios DirectX de próxima geração, otimizações de renderização de micropolígonos, super resolução baseada em ML e um modelo de extensibilidade para iteração e inovação mais rápidas. Por último, a Microsoft pretende incluir um sistema operacional fino que custará menos de US$ 99.
Ainda há muito sobre o suposto próximo sistema Xbox da Microsoft que os jogadores não sabem, e a maior parte das informações compartilhadas durante a recente investigação da FTC decorre de discussões entre executivos corporativos que datam de pouco mais de um ano atrás.
Os planos para este próximo console Xbox podem ter mudado desde então, mas parece que a Microsoft está planejando uma mistura interessante de hardware tradicional e tecnologia de nuvem para sua próxima plataforma de jogos.
Para não se perder nos vazamentos até o momento:
- Microsoft queria adquirir Nintendo e Warner Bros junto com Zenimax
- Vazou | Oblivion e Fallout 3 ganharão novas versões
- Xbox Series X: Conheça as novas características do novo console sem disco da Microsoft
- Xbox Series X sem disco já é uma realidade e não é o Series S