Trump: The Game é um jogo de tabuleiro com o nome de Donald Trump. A Milton Bradley Company lançou o jogo inicialmente em 1989, mas vendeu apenas 800.000 cópias de dois milhões esperados. A Parker Brothers relançou Trump: The Game em 2004, após o sucesso do reality show de Trump, The Apprentice, no início daquele ano. Trump: The Game recebeu críticas mistas dos críticos.
Veja também:
Trump: The Game: Um jogo cheio de problemas
Trump: The Game foi lançado em maio de 1989, com o slogan: “Não é se você ganha ou perde, é se você ganha!” Trump apareceu em um comercial de televisão para o jogo. Trump e Milton Bradley esperavam que o jogo vendesse dois milhões de cópias, embora o jogo tenha vendido mal. Em agosto de 1990, Trump reconheceu que o jogo pode ter sido muito complicado.
O livro de regras tinha mais de 12 páginas. Trump disse que o jogo vendeu 800.000 unidades. Ditomassi disse sobre o fracasso do jogo: “O jogo foi pregado na prateleira”. Ditomassi sentiu que uma das razões para as vendas fracas do jogo era que ele tinha o nome Trump e os clientes não sabiam que sua receita estava sendo parcialmente doada para instituições de caridade: “Eles sentiram que talvez isso fosse algo com o qual um milionário ganharia algum dinheiro.”
O comercial de televisão do jogo foi alterado para incluir uma nova narração que afirmava: “Os lucros do Sr. Trump de Trump: The Game serão doados para instituições de caridade”. No entanto, as vendas do jogo não aumentaram. Acreditava-se também que as vendas sofreram porque o jogo foi enganosamente comercializado como uma imitação do Banco Imobiliário. Os analistas também acreditavam que o público havia se cansado de Trump.
Orbanes disse que jogos como Trump: The Game “estavam muito envolvidos com o que parecia ser finanças de alto nível. Isso é muito intimidante para a maioria das pessoas.” Em maio de 1991, Trump ganhou um processo movido contra ele por Stuart Ross, um advogado de Manhattan que disse ter sido contratado para servir como agente no licenciamento do jogo.
Ross disse que sugeriu a ideia de um jogo de tabuleiro a Trump e que lhe prometeram 25% dos royalties do jogo. Ross havia pedido US $ 200.000 no processo. Trump testemunhou que nunca fez um contrato com Ross e que os royalties do jogo – US $ 866.800 – já haviam sido doados para instituições de caridade depois de serem depositados na Fundação Donald J. Trump, embora ele não tenha fornecido registros para provar sua afirmação.
Relançamento
Em julho de 2004, a Parker Brothers (agora uma subsidiária da Hasbro com Milton Bradley após ser adquirida em 1991) relançou Trump: The Game, após o sucesso do novo reality show de Trump, The Apprentice.
A versão atualizada do jogo implementou o bordão característico de Trump da série: “Você está demitido!” A versão relançada, ao preço de US $ 25, apresentava regras um tanto simplificadas, cartões com dicas de negócios para o jogador e uma capa de caixa atualizada com um Donald Trump de aparência mais severa.
O slogan do novo jogo era: “É preciso cérebro para ganhar milhões. É preciso Trump para ganhar bilhões. A Hasbro esperava vendas mais fortes para o relançamento, especialmente durante a temporada de compras de Natal de 2004.
Em 18 de agosto de 2004, Trump realizou uma cerimônia oficial de inauguração do novo jogo na Trump Tower em Nova York. Para promover o jogo, Trump selecionou cinco pessoas da platéia do evento para “entrar na máquina de dinheiro dourada e pegar o máximo de dinheiro de Trump que puderem em 15 segundos”, com o vencedor recebendo férias gratuitas no resort Trump Taj Mahal em Atlantic City, Nova Jersey.
Embora Breslow achasse que o relançamento era uma versão superior ao original, ele disse que o jogo não vendeu bem. Em junho de 2016, durante a campanha presidencial de Trump, o The Huffington Post informou que a alegação de Trump de doar a receita do jogo de tabuleiro para caridade não pôde ser comprovada. Trump, The Trump Organization e Hasbro se recusaram a comentar. A partir de 2016, o jogo é considerado um item de colecionador.
Jogabilidade
Trump: The Game é jogado com três a quatro jogadores, que devem comprar e vender várias propriedades na tentativa de ganhar dinheiro. O vencedor é o jogador que tiver mais dinheiro no final do jogo, depois que todas as propriedades tiverem sido compradas. Na versão de 1989, o tabuleiro consiste em oito propriedades e seis espaços diferentes, enquanto a versão de 2004 consiste em sete propriedades e cinco espaços. O jogo apresenta um total de oito tipos diferentes de cartas, incluindo cinco cartas de lucro.