Após uma interrupção forçada pela pandemia, o maior festival de cultura japonesa está de volta. A 23º edição Festival do Japão será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
Veja também:
Com todos os protocolos sanitários que ainda demanda a situação, o evento vai oferecer shows musicais, atrações culturais envolvendo danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, games, cosplay, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.
Organizado desde 1998 pela KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, o evento segue mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.
Neste ano, o tema do evento será “Do Sonho à Realidade” (夢を現実に), simbolizando a superação de todas as dificuldades e obstáculos, nestes dois anos de pandemia da Covid-19.
“Devido a pandemia, há dois anos não realizamos o Festival do Japão, e analisando as participações dos visitantes em outros eventos ocorridos recentemente, com clara demonstração de retomada de eventos, acreditamos que teremos um público superior a 100 mil visitantes nos três dias do 23º Festival do Japão, trazendo benefícios aos nossos patrocinadores e à comunidade”, resume o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Toshio Ichikawa.
Gastronomia das províncias
A realização do Festival do Japão auxilia na manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por mais de 15.000 voluntários.
Um dos principais destaques do Festival é a Praça de Gastronomia, com 44 estandes representando a culinária típica de cada região do Japão, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses.
Novidades para 2022
Uma novidade para este ano são as promoções, com desconto para entrada na sexta-feira (15/07); entrada após às 14 horas; passaporte (ingresso válido para os 3 dias do evento) e os combos família, para 3 e 5 adultos com valor promocional, recomendados para famílias e grupos de amigos.
“Tudo indica que o evento será um sucesso, para a alegria de todos. Neste ano o Festival disponibilizará a venda de ingressos antecipados pela Internet, com desconto, o que facilitará muito, evitando as longas filas para aquisição de ingressos nas bilheterias. Ainda há ingressos combos para famílias, que também são vantajosos, pela sua economia e praticidade. Convidamos a todos, e principalmente a você que ainda não conhece o Festival do Japão, o maior evento cultural japonês fora do Japão, a visitar o nosso evento”, convida o presidente da comissão organizadora do 23º Festival do Japão, sr. José Taniguti.
Lembrando que o Festival do Japão oferece entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, e meia-entrada para estudantes, professores da rede pública e homens entre 60 a 65 anos, com acesso permitido somente com apresentação de documento de comprovação original.
Confira as principais atrações do Festival do Japão:
Culinárias típicas regionais – representando as 47 províncias do Japão
Cultura – oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público
Exposições – ikebana, cerimônia do chá
Shows – música, shows, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambores)
Artes Marciais – demonstrações e workshops das principais escolas
Área das Crianças – oficinas gratuitas de cultura e recreação
Área da Terceira Idade – atividades culturais e práticas para vida saudável
Miss Nikkey Brasil – final nacional com representantes de todo Brasil
Cosplay – Akiba Cosplay Summit, reunindo os melhores cosplayers do País
#FJTAON – espaço para imersão na cultura digital
Patrocínio e apoio
O Festival do Japão conta com o patrocínio master do Bradesco, apoio cultural da GL Events / São Paulo Expo e Fundação Kunito Miyasaka, e patrocínio do Hospital Japonês Santa Cruz, Hospital Nipo-Brasileiro, Honda Automóveis do Brasil, Nissan Automóveis do Brasil, Hirota Food Supermercados, Comgas, Sakura Nakaya Alimentos, Yokogawa, NTT, Panasonic e Correios Celular, e conta com espaço para grandes comemorações, como os 50 anos do Hirota Food, e 55 anos da Panasonic (em sua primeira participação no evento).
Dentre os apoiadores, destaque para Yamaha do Brasil, Alfa Alimentos, Hinomoto, Hisamitsu do Brasil, Nachi, Sompo Seguros, Kikkoman, Sansuy e Tecfogões. O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro (Japan External Trade Organization), JICA (Japan International Cooperation Agency), Fundação Japão, MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Ministério do Meio-Ambiente e Japan House São Paulo, além do apoio do Ministério da Cidadania, Prefeitura do município de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e PROAC.