Muitas vezes, a iniciativa de manter uma franquia viva e de produzir um próximo jogo não vem dos desenvolvedores. Os fãs em diversos momentos são os responsáveis por se unirem para fazer a produção de um game acontecer, arrecadando dinheiro e chamando a atenção dos produtores.
Veja também:
Alguns jogos bastante conhecidos pelos usuários surgiram dessa maneira. Entre eles, estão títulos como ‘Shenmue III’ e ‘Bloodstained: Ritual of the Night’. Há projetos em que o custo é bancado em parte por arrecadação e em parte pelo estúdio, mas no caso desses a maior parte vem da “vaquinha”, que chega a ter números gigantes.
Abaixo, você confere quais as cinco maiores arrecadações para games até hoje:
5. Bloodstained: Ritual of the Night (2019)
Plataforma: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Android, iOS, Google Stadia e PC Quantia arrecadada: US$ 5.5 milhões (cerca de R$ 30 milhões atualmente)
4. Shenmue III (2019)
Plataforma: PS4 e PC
Quantia arrecadada: US$7.1 milhões (cerca de R$ 38.7 milhões atualmente)
3. Shroud of the Avatar: Forsaken Virtues (2018)
Plataforma: PC
Quantia arrecadada: US$12.8 milhões (cerca de R$ 69.8 milhões atualmente)
2. Prison Architect (2015)
Plataforma: PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Android, iOS, Nintendo Switch e PC
Quantia arrecadada: US$19 milhões (cerca de R$ 103.7 milhões atualmente)
1. Star Citizen (sem data anunciada ainda)
Quantia arrecadada: US$357 milhões (R$ 1.949 bilhões atualmente)
Plataforma: PC
Um detalhe do recordista ‘Star Citizen’ é que ele está há 10 anos em produção e há 9 coletando dinheiro. Era previsto para 2014, mas até agora não saiu do papel. A intenção é que seja um MMO espacial com combate, crafting e simulação de voo extremamente ambicioso.