Avatar, de James Cameron, foi um choque para o sistema cinematográfico quando foi lançado em 2009, estreando modestamente, mas continuando a ganhar muito dinheiro por semanas e meses, até se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos. Mais de uma década depois, Avatar: O Caminho da Água finalmente chegou aos cinemas no ano passado, e quase fez isso de novo, arrecadando mais de US$ 2 bilhões e fazendo de Cameron o diretor de três dos quatro filmes de maior bilheteria de todos os tempos (Avatar em #1, Avatar 2 em #3 e Titanic em #4).
Veja também:
Em entrevista no tapete vermelho do Saturn Awards deste fim de semana, o cineasta brincou que o terceiro filme da franquia será “uma jornada mais difícil” do que O Caminho da Água e apresentará desafios totalmente novos aos personagens. Cameron, disponível para receber prêmios de Melhor Filme de Ficção Científica, Direção, Roteiro e Efeitos Visuais na premiação voltada ao gênero, disse aos entrevistadores que estava feliz por continuar jogando no universo Avatar por um tempo. Solicitado a dar uma prévia do terceiro filme, ele deu trechos vagos – mas intrigantes.
“É apenas uma continuação do épico”, disse Cameron ao Mama’s Geeky. “Você verá novos ambientes, novos personagens. Os personagens que você conhece e ama serão desafiados ainda mais e passarão por algumas provações e tribulações. Acho que será uma jornada mais difícil do que A2, no bom sentido.” Você pode ver o vídeo clicando aqui.
Não esperaremos uma década por esta sequência – eles filmaram o segundo e o terceiro filmes consecutivamente – mas Cameron explicou na entrevista que o processo… bem, não é rápido e fácil. Na verdade, é um processo realmente personalizado que envolve a construção de ferramentas que operem de acordo com seus padrões exatos e seu uso ao longo dos anos.
“Passamos cerca de oito anos desenvolvendo as ferramentas”, explicou Cameron. “Lançamos o primeiro Avatar em 2009, ele foi exibido em 2010, ficamos ocupados. Só começamos a filmar o segundo e o terceiro filme juntos em setembro de 2017, e esse período intermediário criou um conjunto de ferramentas totalmente novo para fazer o longa, fazer os personagens, com 100% de precisão na emoção, na atuação dos atores, então foi um desenvolvimento bastante técnico, e depois é só um processo longo e meticuloso. A captura em si ocorre bastante normalmente, tipo no ritmo de um filme normal, e depois disso há uma longa pós-produção onde você faz tudo parecer 100% real.”
Atualmente, espera-se que Avatar 3 chegue aos cinemas em dezembro de 2025. Aproveite e confira nossa crítica do jogo Avatar: Frontiers of Pandora.