Phasmophobia
Phasmophobia. Imagem: Divulgação.

Um jogo de terror recém lançado está precisando rever seu excesso de sustos, e isso é importante. Mas antes de mais nada, vamos aos pontos: O game Phasmophobia foi lançado em setembro deste ano, e rapidamente já se tornou um dos jogos que os fãs do gênero recomendam como um boa experiência. E se um fã de jogo de terror/horror recomenda algo do tipo, é porque isso tem sobretudo sustos. Mas esse item aqui precisa ser ajustado por conta da ação de hackers, e isso tem um motivo.

O game é uma experiência de caça-fantasma de modo cooperativo em primeiro pessoa. Até quatro jogadores entram em um lobby, usam ferramentas clássicas de caça a espíritos, como câmeras e tábuas ouija, para reunir provas de atividade sobrenatural e tentar sair vivos de locais assombrados.

Quanto mais evidências você coleta, mais dinheiro você ganha, abrindo mais níveis e maneiras de registrar as provas. O jogo não tem nenhum elemento competitivo, então você pode presumir que é livre de hackers, mas é exatamente isso que os hackers querem que você pense, antes de transformar o jogo em um paraíso aterrorizante para esse tipo de trapaceiros.

Embora esse pessoal ainda não tenha adicionado um modo competitivo ao game, eles estão fazendo tudo o que podem para causar ataques cardíacos aos jogadores antes mesmo de as sessões de jogo começarem. Alguns hackers apenas aumentam o número de jogadores que podem entrar em um grupo, enquanto outros têm prazer em levar centenas de fantasmas para os níveis do jogo.

Pior ainda, alguns jogadores encontraram mãos fantasmagóricas em casas seguras e é aí que vem o pulo: os jogadores recebem um baita susto em zonas normalmente livres de fantasmas para descanso, relaxamento e preparação.

Há também o outro lado, esse tipo de bug pode irritar os jogadores, que podem simplesmente abandonar o game. E é justamente aí que os desenvolvedores entendem que precisam atuar.

Na seção de anúncios do servidor oficial do Phasmophobia Discord, a Kinetic Games postou que o estúdio está “ciente de que vários jogos têm usado ferramentas de terceiros (trapaceiros) para modificar o jogo”. Embora alguns jogadores tenham encontrado hacks como gerar vários fantasmas em níveis e lobbies (por uma questão de equilíbrio, os níveis apresentam apenas um fantasma por vez), bem como aumentar o número de jogadores, a postagem afirma que os hackers também alteraram o fantasma da IA comportamento e aumentaram artificialmente seus níveis de dinheiro e caráter.

Susto nos arquivos

No entanto, o mais assustador de tudo, Kinetic Games afirma que participar dessas sessões de jogo pode corromper arquivos salvos e desestabilizar os servidores do game. Sim, se você for vítima de uma noite hackeada de Phamofobia, ver um fantasma aparecer no saguão normalmente seguro pode ser a menor das suas preocupações.

Como escapar disso

A Kinetic Games também afirmou que está procurando maneiras de combater os trapaceiros, mas até agora o estúdio não tem respostas de como fazer isso. Diante disso, a empresa sugere que os jogadores examinem cuidadosamente o jogo e procurem por sinais reveladores de hackeamento. Existem mais de quatro jogadores em um lobby? Os fantasmas estão se comportando de maneira incomum ou se teletransportando de forma irregular? Uma correspondência apresenta mais de um fantasma? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for “sim”, saia imediatamente para evitar a desestabilização do servidor e a possível corrupção do arquivo salvo.

Quase um Among Us

Além disso, a Kinetic Games disse ainda que os jogadores devem ficar atentos a qualquer um que afirme ser um desenvolvedor em uma partida hackeada. “Alguns [impostores] afirmam ser desenvolvedores com acesso a ferramentas”, avisa o post. “Nenhum membro da equipe usará essas ferramentas no ramo público do jogo e todos os testes são feitos em beta privado e ramos de desenvolvedor. Qualquer pessoa que use esses cheats não é desenvolvedor ou membro da equipe .” Avisam os desenvolvedores sobre os trapaceiros mentirosos.

Sem saída por enquanto

Apesar dos avisos e tentativas da Kinetic Games de combater trapaceiros, a instalação de hacks ainda é uma busca no Google. Alguns hackers postaram tutoriais sobre como instalar e usar mods que alteram o comportamento dos fantasmas, liberam incontáveis ​​jogadores em lobbies e muito mais.

Até que a Kinetic Games descubra um método sólido de combater esses hacks, os jogadores devem cruzar os dedos e manter um olho aberto para sinais de hack o tempo todo.

Via SVG

Falando em susto, leia também: