Sony registra patente onde IA clona seu jeito de jogar, e isso promete ser loko!

Sony lança IA que copia seu modo de jogar

Publicado em 21/4/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A ideia é explicada em detalhes em um pedido de patente recente, identificado pela SegmentNext, que descreve o recurso como um “modo de controle de inteligência artificial automatizado para executar tarefas específicas durante aplicativos de jogos”. De acordo com a patente, o método envolve atribuir um perfil de IA padrão ao jogador, que começa com um conjunto genérico de comportamentos.

Conforme o usuário joga um título várias vezes, a IA estuda seu comportamento e o aplica ao perfil de IA, o que significa que, com o tempo, ela começará a tomar decisões semelhantes ao jogador. A ideia é chegar a um perfil de IA que joga de forma semelhante ao do jogador, que terá a opção de deixar a IA assumir o controle e jogar o game em seu nome.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um exemplo dado são os jogadores que pedem ao perfil de IA para “prosseguir no modo automático para completar tarefas específicas do jogo que são difíceis para o usuário”. A patente também aponta que os jogos podem ser capazes de sinalizar se um jogador precisa de ajuda de IA para vencer uma tarefa. “Se o personagem de IA concluiu tarefas específicas, essas tarefas podem ser identificadas como concluídas pelo usuário com a ajuda do controlador de jogo de IA”, explica.

Outro exemplo dado são os jogos cooperativos multijogador online, em que um jogador pode precisar sair do game para comer ou trabalhar. Nesta situação, em vez de o jogo ter que terminar, o jogador pode ligar o ‘modo automático’ e fazer com que a IA jogue com seus amigos na ausência deles até que ele possa voltar para assumir novamente.

A Sony estabeleceu uma nova organização no final de 2019 para promover a pesquisa e o desenvolvimento de IA. Com escritórios no Japão, Europa e Estados Unidos, a Sony AI foi criada para “conduzir a pesquisa e o desenvolvimento de IA tanto no espaço físico quanto virtual por meio de vários projetos emblemáticos de classe mundial” e lançada com três projetos em jogos, imagens e detecção, e gastronomia.

Via: Video Games Chronicle/Sony

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio