Sonic The Hedgehog é uma das franquias de videogame mais populares de todos os tempos. Um ouriço azul veloz, uma raposa de duas caudas e uma equidna vermelha que protege um monte de pedras verdes. Um homem flutuante com uma propensão a robôs irrompe nos céus para anunciar seus planos de conquistar o mundo com as pedras verdes acima mencionadas. Sem dúvida alguma, esta é uma sinopse bem ridícula que jamais venderia um game. Mas ainda bem que Sonic jamais precisou de uma sinopse para vender ou explicar as suas aventuras.
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A chegada de Sonic The Hedgehog
Criado em 1991 para o então novato Sega Genesis (e não tão novato Sega Master System) por um grupo de quinze pessoas encarregadas de criar um mascote para competir com o rosto dos videogames (que mais tarde seria nomeado Sonic Team), Sonic rapidamente se tornou o mascote da empresa de jogos, substituindo imediatamente o mascote anterior da Sega, Alex Kidd.
O novo personagem azul-cobalto, sempre apaixonado, cresceu em força e velocidade com cada sequência para colocar seus criadores em um ponto competitivo saudável com a Nintendo (e outras empresas de jogos menores, principalmente Hudson Soft e SNK) durante a chamada Guerra dos consoles dos 16 bits .
Os jogos foram positivamente brilhantes. Os sprites eram incrivelmente bem desenhados, os níveis eram enormes e expansivos com alguns caminhos alternativos, e eles incorporavam muitos recursos de design, como loops, saca-rolhas e bordas em ruínas que nunca foram vistas antes em nenhum jogo. Muitas empresas de entretenimento receberam licença para produzir nada menos que quatro séries de desenhos animados, sete séries de quadrinhos, inúmeros livros, uma história em quadrinhos de domingo e até um filme de anime, tudo para capitalizar o sucesso de Sonic.
Por um tempo, a série Sonic ofuscou o garoto-propaganda da Nintendo, Mario, devido ao turbilhão técnico de seu conceito (ajudado pela Sega a incluir o termo “Blast Processing” em seus anúncios) e à natureza proto-badass de seu personagem principal. Este foi o antecessor do eventual debate sobre jogos familiares versus jogos maduros, com um porco-espinho com ‘atitude’. E o conceito era tão simples: o trio de Sonic (o ouriço), Tails (a raposa) ), e mais tarde Knuckles (a equidna) tentam impedir o Dr. Ivo “Eggman” Robotnik de dominar o mundo usando seu exército de robôs e as Esmeraldas do Caos. Corra rápido, colete anéis, bata criaturas robóticas e tudo é bom. Simples assim!
As suas sequências
Sonic ganhou uma versão para o SEGA Saturn, que teve muito menos sucesso que seu antecessor. O jogo de spinoff, Sonic R, foi o único jogo de Sonic digno de nota no console. O Sonic X-treme foi anunciado, mas cancelado devido a uma disputa de permissão entre os desenvolvedores.
A série foi revitalizada em uma encarnação verdadeiramente tridimensional no próximo console da SEGA, o Dreamcast. Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 foram conhecidos por seus valores de produção e tramas ambiciosas, mas também criticados por escolhas questionáveis de jogabilidade e outros problemas, como a câmera bagunçada e controles desajeitados geralmente encontrados em plataformas que tentaram dar seu primeiro salto para o 3D.
O Sonic Team tentou resolver essas preocupações com o Sonic Heroes, que se concentrava mais na jogabilidade baseada em equipes e menos na história. A física, os gráficos e a jogabilidade de seu sucessor, Shadow the Hedgehog, provocaram certa ira, mas recebeu críticas positivas principalmente por sua história e diálogo melodramáticos.
E então veio o jogo simplesmente intitulado Sonic the Hedgehog, geralmente conhecido como Sonic the Hedgehog 2006, lançado em 2006 para o Xbox 360 e em 2007 para o PlayStation 3. Ao forçar o jogo para um lançamento de Natal, o que era mais um “A tentativa” de desfazer os erros anteriores, se tornou uma versão beta muito óbvia que realmente acentuou o problema. Entre as muitas críticas do jogo estava o mecanismo de física Havok e os tempos de carregamento atingindo comprimentos que não eram vistos em quase uma década.
Quando a ira dos jogos 3D do Sonic atingiu seu auge, a Sega seguiu um caminho mais simples com o Sonic Unleashed, livrando-se de grande parte do elenco principal e reformulando completamente a jogabilidade para um estilo mais simples que envolve “impulsionar”, como o 2D Sonic da Dimps Rush Series, combinando-o com um estilo de jogo completamente diferente.
O estilo também foi consideravelmente mais claro que o tom progressivamente sério que caracterizou os jogos anteriores. Unleashed recebeu uma recepção mista para o último estilo, mas foi considerado um passo na direção certa para dar à série a emocionante experiência de velocidade necessária e abordar muitos dos problemas que os jogos anteriores do Sonic possuiam.
A Sega ouviu a recepção e refinou a jogabilidade centrada no impulso para o Sonic Colors, exclusivo da plataforma Nintendo, e o Sonic Generations, que comemora o marco, reduzindo ainda mais a proeminência do grande elenco e aliviando o tom para um mais humorístico no Cartoon para crianças.
Sonic Lost World continuou a última tendência, mas introduziu um estilo de jogo completamente inspirado em Mario, o que levou muitos a ponderar se a Sega foi longe demais com a tendência Lighter e Soft (mais claro e suave), assim como fizeram com a tendência Darker e Edgier (mais obscuro e mais ousado) de antes.
A redenção
Em 2017, a Sega lançou o Sonic Mania, um novo sidecroller 2D feito no estilo dos jogos originais de 16 bits. Desenvolvido por fãs e ex-romhackers, o jogo recebeu muitos elogios da crítica, compensando as tentativas anteriores de trazer de volta o jogo 2D clássico e, pelo menos por enquanto, criando muita boa vontade para a franquia novamente.
A série ainda hoje permanece massivamente popular e amada por muitos fãs, e está entre as 10 melhores franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos. E também não dá para deixar de lembrar que Sonic também apareceu em todos os jogos do Super Smash Bros.!