Publicidade
Mercado

Entrevista | Luis Valadares Diretor de Vendas de Canal para América Latina e Caribe da LEXAR

O que pensa um dos chefões da empresa que é referência global em soluções de memória, e que está de olhos bem abertos para o Brasil
Gostou? Compartilhe!
Um papo aberto com Luis Valadares, Diretor de Vendas de Canal para América Latina e Caribe da LEXAR. (Imagem: Montagem Observatório de Games/Reprodução)
Publicidade

O atual mercado de games e o de componentes eletrônicos no geral passa por uma fase que transita entre o delicado e eufórico. O primeiro adjetivo se deve por conta da pandemia, cujo impacto econômico desequilibrou a cadeia produtiva, e também pela atual crise de componentes eletrônicos no mercado global, onde vários fatores podem ser observados.

Por outro lado, a ‘euforia’, pode ser entendida em decorrência da demanda que gerou toda essa gente confinada em casa. O home office pegou, as pessoas jogaram mais videogame e, com isso, o mercado de eletrônicos sofre um dos maiores solavancos deste século.

Fábrica de chips na Coreia do Sul. (Crédito: Seokyong Lee/Bloomberg via Getty Images)

E no meio de tudo isso, está o segmento que oferece soluções de memória, como é o caso da multinacional LEXAR, que nos últimos anos passou a investir em produtos voltados para o mercado gamer.

Continua depois da Publicidade

Conversamos com Luis Valadares, Diretor de Vendas de Canal para América Latina e Caribe da LEXAR, que comentou o posicionamento da empresa diante dos desafios vividos nos últimos anos e a atenção especial com o Brasil no mercado gamer. Confira abaixo a entrevista:

Há tempo a Lexar se dedica ao mercado gamer? Como esse interesse chegou?

Bom, a Lexar está produzindo soluções de memoria RAM há alguns anos. Sempre fomos líderes em termos de tecnologia e especialização, e sempre nos interessamos em proporcionar o melhor desempenho.
Então, foi um caminho natural entrar no mercado de games porque no mundo de D-RAM e SSD o mercado de games é para nós algo como o “pináculo” é para o fotógrafo.

A LEXAR já produz SSDs há quase 6 anos, e esse tempo todo o foco foi performance melhor, e isso foi fundamental para expandir nossas ofertas.

A LEXAR está tendo um momento bom no mercado brasileiro. Como você avaliaria a área de games atualmente?

A LEXAR está focando no mercado latino-americano como um todo, e o Brasil com certeza é o mercado mais importante. Estamos focando nos lançamentos de todos os novos produtos e anúncios no Brasil, que estão sendo oferecidos aqui o mais rápido possível ou até ao mesmo tempo que na América da Norte.

LEXAR lança SSD portátil de 1TB para games; confira o unboxing, especificações e preço
O SSD portátil SL660 Blaze com velocidade de leitura de até 2.000 MB/s. (Imagem: Observatório de Games)

Isso porque, no cenário mundial, o Brasil detém uma posição bem forte na área de games. Muitos times de produtores de alta qualidade vem do Brasil, times muito sucedidos. Então, foi natural dar mais atenção a esse mercado.

O cardão micro SD da LEXAR voltado para jogos. (Imagem: Observatório de Games)

Diante disso, nós estamos lançando vários novos produtos com alta velocidade como SSD e NVMe que estaremos lançando em breve e serão anunciados em algumas semanas. E nas últimas semanas também anunciamos produtos como DDR5, que são mais velozes do que os que tem no mercado atualmente. E também o RX DDR5-4800 foi lançado no último semestre do ano passado e já foram feitos reviews dos produtos. Tudo isso foi devido ao tamanho e a importância do mercado brasileiro.

Você já descreveu algum dos seus produtos, qual seria, na sua avaliação, a principal diferença entre os produtos da LEXAR e o das outras empresas?

A essência da LEXAR sempre foi focada na performance. Então nossa preocupação foi de empregar produtos com melhor qualidade no mercado para nossos consumidores, e com preço competitivo. Estamos mostrando isso com lançamentos de produtos no topo de performance dos mencionados DDR5, SSD e NVMe que são incomparáveis a outros, em termos de performance, nesse momento. Assim, a LEXAR tende a lançar vários novos produtos de topo de performance, liderando o mercado. Estamos sempre mirando na expansão dos limites e temos muito orgulho disso.

Alguns produtos da LEXAR que compõe o portfólio da empresa.

Enquanto outras empresas tendem a seguir trends ou lançar os produtos depois que já foram lançados, a LEXAR está sempre na ponta da inovação. Isso provavelmente é a diferença principal da LEXAR e das outras.

A LEXAR existe há mais de 25 anos, e nessa época, por exemplo, o PlayStation só possuía cartões de 1MB de memória. Hoje, existem microchips e SSDs de 1TB para o mercado de games. Vou fazer uma pergunta que pode soar como ficção científica: Para onde você acha que toda essa tecnologia de armazenamento está nos levando?

Como você disse, a tecnologia de cartão de memória está crescendo constantemente. Por exemplo, os cartões que eram usados nas máquinas fotográficas eram de 32MB, agora o mais comum é Gigabyte (GB) e já entramos no território dos Terabytes (TB).

O LEXAR PROFESSIONAL de 512GB da linha Silver. (Imagem: Observatório de Games)

Então essa continuação vai levar para dois ramos: aumento de densidade, ou seja, o tamanho da quantidade de informações dentro do chip, e aumento de velocidade, ou seja, a performance.

Uma das coisas que estamos discutindo dos menores chips era que eles demoravam pra transferir dados de quaisquer aparelhos de armazenamento para aparelhos hosts, que seja transferir fotos do chip da máquina fotográfica para o computador ou vice versa.

Ontem 1MB, hoje 1TB. E quanto mais tecnologia absorvem, menores ficam. Onde iremos parar?

Agora com as novas tecnologias nos consoles e controles, o que acontece é a velocidade dos chips dentro também aumentam juntos. Então nos produtos de performance como NM800, NVMe drives é possível observar o processo de transferência de dados de 7400MB por segundo. Essas velocidades são astronômicas comparadas a 3 ou 4 anos atrás.

“Então, para onde estamos indo? Estamos indo para algo ainda maior e mais veloz. porque todos avanços tecnológicos, (por exemplo até aparelhos visuais como televisão, estão indo de 1080p para 4K e depois 8K), todos os hardwares também terão que ser mais rápidos. A memória é um mera pedaço dessa equação.”

Luis Valadares

Tem alguma coisa que vale a pena acrescentar sobre a LEXAR que não foi mencionado, como atualização de algum produto, o que podemos esperar para os próximos anos?

Com certeza, nós falamos aqui que a melhor performance é o nosso maior modelo, mas o que também caracteriza a LEXAR é o portfólio muito amplo de produtos. Temos os produtos no mundo da fotografia e também produtos para computadores do dia a dia, como pendrive, D-RAM, produtos que se estendem muito para além do território gamer.

Um pendrive de ‘apenas’ 256 GB.

Estamos trabalhando para áreas amplas em geral, buscando oferecer aos nossos clientes mais opções, e isso é importante. Sim, nós fazemos os melhores produtos no mercado mas também oferecemos produtos para todo mundo em níveis diferentes.

Outra coisa que vale ser dita é que nós estamos sempre mirando para ser o primeiro lugar do mercado, por exemplo não somente apenas nas áreas de games mas também nas áreas fotográficas, nós acabamos de lançar o cartão CFexpress Type A, que é basicamente de formato acessível para modelo popular de câmeras profissionais e já estamos exportando para o Brasil.

Contudo, o que eu acho mais importante é que a LEXAR faz produtos fantásticos mas também de alta variedade e, acima de tudo, estamos focando muito no mercado brasileiro. Nós queremos ajudar o mercado brasileiro a trazer avanços tecnológicos, uma melhor performance e também para trabalhar com os melhores parceiros. Este é o mercado que podemos mostrar para o público o melhor que o mundo da tecnologia e armazenamento pode trazer.

Para terminar, apenas por curiosidade: você se considera um gamer? Se for, você tem algum jogo favorito?

Na verdade sim. Tenho duas paixões na minha vida: uma é a fotografia e a outra é o automobilismo. Eu sou um grande fã de automobilismo, sou um grande seguidor de Fórmula 1, gosto muito do meu carro de performance, dirijo frequentemente nas pistas mas eu também jogo games simuladores de corrida, então eu curto jogos como IRacing, e no console, Gran Turismo, Forza Horizon e F1.

O chefe da LEXAR diz que manda bem em Forza Horizon. Vamos desafia ele qualquer hora dessas.

Jogo basicamente em todas as plataformas, PC, PlayStation e Xbox. Todos os jogos são muito divertidos para mim e também custa muito menos do que dirigir na vida real. Tenho todos os setups, como volante, pedal, marcha, fone de surround sound e meu cartão de memória LEXAR garante que eu tenha o melhor desempenho possível.

CONTEÚDO RELACIONADO