Publicidade
CONFIRA

Placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5000 podem chegar ao final desse ano

A mais nova titã do mercado pode estar chegando
Gostou? Compartilhe!
RTX 4090
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Os lançamentos das GPUs topo de linha das gerações anteriores da NVIDIA ocorreram em setembro, mas as esperadas GeForce RTX 5090 e RTX 5080 devem chegar no último trimestre, conforme esperam os fabricantes parceiros da NVIDIA. Fontes do site chinês Money UDN indicam que a estreia da geração Blackwell com as GeForce RTX 5090/5080 está prevista entre outubro e dezembro deste ano.

O período de lançamento foi corroborado pelo conhecido leaker @kopite7kimi, em resposta a um tweet de Elon Musk sobre um assunto não relacionado. Mesmo com uma ligeira alteração no calendário em comparação com as gerações anteriores, essa seria a segunda vez neste ano que a NVIDIA lançaria GPUs GeForce RTX, após a chegada da série RTX 40 SUPER em janeiro, composta por três SKUs diferentes.

Os rumores sobre as GeForce RTX 50 sugerem um salto significativo de desempenho entre gerações, com o SKU topo de linha, possivelmente a GeForce RTX 5090, em fase de qualificação e programado para lançamento ainda neste ano. Essas GPUs devem enfrentar não apenas a concorrência direta da AMD RDNA 4, mas também a próxima geração RDNA 5, provavelmente da série Radeon RX 9000.

Há consenso entre os rumores de que a GPU NVIDIA Blackwell topo de linha utilizará memórias GDDR7, anunciadas oficialmente, operando a 28 Gbps em uma interface de 384 bits, o que deve resultar em uma largura de banda de até 1,5 TB/s. Além disso, especula-se que as próximas GPUs da NVIDIA adotarão a sexta geração de cabos de energia de 16 pinos.

Geforce rtx 4090

CONTEÚDO RELACIONADO