Corra! Mais de 2000 títulos da Sony desaparecerão

Em breve, consoles clássicos da Sony não poderão mais ter nenhum game digital adquirido de maneira oficial

Publicado em 2/4/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os portadores dos consoles mais “velhinhos” da franquia PlayStation sofreram um grande baque esta semana, quando a Sony anunciou que irá encerrar sua comercialização digital para jogos de PSP, PS3 e PS Vita no meio do ano. E diante desse ultimato, que vai até dia 2 de julho, quem ainda quiser comprar alguns desses cerca de 2000 títulos, precisa correr.

Muita gente se pergunta qual seria afinal o trabalho de deixar isso rolando, se tudo é só digital. De acordo com Vanessa Lee, chefe de negócios de vídeo da Sony Interactive Entertainment, a decisão foi impulsionada pelo crescimento dos serviços de streaming no PS4 e PS5.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Na SIE, nós nos esforçamos para fornecer a melhor experiência de entretenimento para os fãs do PlayStation, e isso significa desenvolver nossas ofertas conforme as necessidades dos clientes mudam.

“Vimos um tremendo crescimento de fãs do PlayStation usando serviços de streaming de entretenimento baseados em assinatura e anúncios em nossos consoles. Com essa mudança no comportamento do cliente, decidimos não mais oferecer compras e locações de filmes e TV através da PlayStation Store a partir de 31 de agosto de 2021.”

E quem já comprou?

Tudo indica que a loja siga a lógica de outras plataformas no que se refere a conteúdos baixados anteriormente. Assim, que já comprou um jogo pela PS Store e, por algum motivo acabou excluindo o conteúdo, vai poder baixá-lo novamente sem custos.

O que vai exatamente sumir?

De acordo com o levantamento do VGC, dos jogos que vão desaparecer dos formatos, a grande maioria está disponível em outras plataformas, como consoles PlayStation ou PC mais antigos. No entanto, cerca de 120 jogos ficarão essencialmente perdidos para sempre assim que as lojas fecharem, sugere nossa análise.

Alguns títulos se tornarão essencialmente exclusivos do console Xbox , como Beyond Good & Evil HD, Lara Croft e o Guardian of Light e ambos os jogos Bionic Commando. No total, cerca de 2.200 jogos apenas digitais irão desaparecer após o fechamento das lojas, incluindo:

  • Cerca de 630 jogos Vita apenas digitais
  • Cerca de 730 jogos PS3 (PSN) apenas digitais
  • Um pequeno número de jogos PSP apenas digitais
  • 293 PlayStation Minis
  • 336 PS2 Classics
  • Cerca de 260 clássicos do PS1 (especialmente no PSP e Vita)

A lista acima é uma mera estimativa, baseada nos levantamentos do site VGC, mas de toda forma, o buraco será vasto a partir de julho.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio