A Sony registrou recentemente uma patente para um novo recurso de videogame que pode simular odores no jogo, não muito diferente dos infames sistemas Smell-O-Vision de antigamente. A Sony fez esforços para aumentar a imersão do jogador em jogos durante a era do PlayStation 5, graças ao feedback tátil do controle DualSense e ao suporte de áudio 3D do console.
Veja também:
Esses recursos permitem que os jogadores sintam diferentes sensações no jogo usando as vibrações do controle e tenham sons ao seu redor como se estivessem realmente dentro de seu título PS5 favorito. Embora os consoles de jogos sempre tenham usado a visão, a audição e até o toque do jogador para dar vida aos mundos virtuais, houve alguns esforços para trazer o odor à mistura ao longo dos anos.
A Microsoft já brincou com a ideia de um controle do Xbox One que emite aromas, e uma pequena empresa conhecida como HAPTICSOL oferece um kit de desenvolvimento especial para jogos de realidade virtual que emite odores em determinados momentos. No entanto, esses esforços permaneceram bastante restritos e geraram comparações com os cartões de cheiro de raspar e cheirar e os experimentos de cinema de feiras de décadas atrás.
Agora, a Sony está procurando trazer o aromar sempre indescritível de cheiro para suas experiências de jogo caseiras com uma patente recém-arquivada. Esta patente descreve um sistema que pode fornecer aos jogadores uma fragrância durante certos momentos do jogo com um acessório destacável. Esses aromas viriam de cartuchos como os incluídos nos controladores TMNT com cheiro de pizza do Xbox, que seriam acionados em sincronia com certas luzes e sons de um determinado jogo.
A Sony registrou várias patentes diferentes nos últimos dois anos, e a maioria delas se refere a possíveis novos recursos para o PlayStation 5 ou até mesmo para um futuro console de jogos. Alguns destinam-se a ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades em um determinado jogo, oferecendo um dojo especial para praticar suas habilidades ou um sofá de IA para ajudar no gerenciamento de inventário.
Outros descrevem controles parentais mais inteligentes que podem impedir que jogadores mais jovens acessem conteúdo impróprio para a idade e até mesmo dar uma olhada melhor no controle PS5 Access. Só o tempo dirá se a mais recente patente relacionada ao cheiro da Sony levará ao sucesso, especialmente devido às tentativas malfadadas de adicionar odor a filmes e televisão no passado.
No entanto, a ideia de um console exalando certas fragrâncias durante os momentos do jogo é interessante e pode ajudar a aumentar a imersão do jogador se bem feito. Ainda existem vários problemas técnicos a serem resolvidos em relação a esse novo sistema de aroma semelhante ao Smell-O-Vision, portanto, os jogadores provavelmente não devem esperar vê-lo tão cedo.
Na verdade, é possível que nunca se materialize de forma significativa, já que as empresas registram patentes o tempo todo que nunca resultam em um produto de consumo tangível.