Publicidade
Confira a lista

The Last of Us e jogo da Barbie entram para o Hall da Fama dos jogos

Os quatro indicados ao World Video Game Hall of Fame de 2023 venceram uma forte lista de indicados para a inclusão deste ano
Gostou? Compartilhe!
Hall da Fama 2023
(Imagem: Divulgação/Observatório de Games)
Publicidade

Quatro indicados se juntaram ao World Video Game Hall of Fame (Hall Mundial da Fama dos Video Games) no Museu Nacional do Jogo, conforme anunciaram os organizadores na quinta-feira (3). Os em questão são: Barbie Fashion Designer, Computer Space, The Last of Us, e Wii Sports. O quarteto de jogos clássicos foi reconhecido pelo Hall of Fame por sua influência na cultura popular ou na indústria de jogos, e estará em exibição no The Strong National Museum of Play neste verão.

Os quatro finalistas ao World Video Game Hall of Fame de 2023 venceram uma forte lista de indicados para a inclusão deste ano, um grupo de seleto e famoso do universo gamer que incluia: Age of Empires, Angry Birds, Call of Duty 4: Modern Warfare, FIFA International Soccer, GoldenEye 007, NBA 2K, Quake e Wizardry.

O motivo da escolha de cada jogo

Em um comunicado à imprensa, o The Strong National Museum of Play (Museu Nacional do Jogo) detalhou o impacto de cada título, começando com o Digital Domain e o jogo de CD-ROM Barbie da Mattel Media. O game Barbie Fashion Designer, observaram os organizadores, ajudou a provar um mercado para jogos voltados para meninas.

Continua depois da Publicidade

Barbie Fashion Designer

“Barbie Fashion Designer se tornou um ponto de partida para o movimento dos jogos femininos e abalou a cena do software e dos jogos”, disse a gerente de coleções Kristy Hisert. “Também gerou questões e debates importantes. O que significa ser um jogo para meninas? Deveria haver jogos “para meninas”? Quais são as implicações desses jogos? Quais são as consequências dos jogos de gênero?”

The Last of Us

Já o jogo original de The Last of Us da Naughty Dog foi elogiado pelo Strong por sua “narrativa aprofundada, exploração íntima da humanidade, emocionantes saltos e cenas de jogo e personagens memoráveis”. “The Last of Us continua popular por causa de sua qualidade de jogo e força da história”, disse Lindsey Kurano, curadora do videogame, em um comunicado.

Wii Sports

O Wii Sports da Nintendo foi um divisor de águas para os jogos; como Barbie Fashion Designer, Wii Sports apelou para um mercado inexplorado. Aryol Prater, especialista em pesquisa de jogo e cultura negra, observou que o Wii Sports “fez gamers de milhões de pessoas em todo o mundo que nunca pensaram em jogar um antes. Tornou-se um fenômeno dos jogos à medida que proliferavam as notícias sobre o jogo, fazendo com que diversos grupos de pessoas – incluindo aqueles em muitos centros de idosos – saíssem de seus sofás e começassem a suar com boliche virtual, tênis e muito mais.”

Computer Space

Finalmente, Computer Space, um título inspirado no anterior Spacewar, indicado ao World Video Game Hall of Fame, abriu caminho para ser o primeiro videogame comercial. Antes do lançamento de Computer Space em 1971, realmente não havia uma “indústria de videogames” comercial.

“O Computer Space não trouxe os videogames para as massas”, disse Jeremy Saucier, vice-presidente assistente de interpretação e jogos eletrônicos, “mas, ao mostrar que os videogames podem atingir o público pagante fora dos laboratórios de informática, lançou as bases para a indústria de jogos.”

Barbie Fashion Designer, Computer Space, The Last of Us e Wii Sports juntam-se aos indicados do ano passado, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Ms. Pac-Man, Sid Meier’s Civilization e Dance Dance Revolution. No total, 40 jogos são agora reconhecidos pelo World Video Game Hall of Fame.

Via: The Strong National Museum of Play/Polygon

CONTEÚDO RELACIONADO