Um ano depois que o Google revelou que agora via a ideia de jogos em nuvem do Google Stadia como uma mera “plataforma de tecnologia para parceiros do setor” em vez de um verdadeiro rival da Sony, Nintendo e Microsoft, o Business Insider soltou um artigo que os medos de alguns jogadores do Stadia se tornaram realidade: todo o projeto Stadia foi rebaixado no Google, e sua nova prioridade é potencializar experiências de empresas como Peloton (empresa americana de equipamentos e mídia para exercícios), Bungie e Capcom, em vez de atrair mais jogos para o próprio Stadia.
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Na verdade, os proprietários de bicicletas da Peloton podem já ter experimentado os frutos desses trabalhos. O site informa que o primeiro jogo da Peloton, Lanebreak, foi realmente alimentado pela tecnologia de jogos em nuvem do Google, agora apelidada de Google Stream. Essa é uma maneira de colocar um jogo dentro de sua máquina de exercícios!
Mas se você esperava que a própria plataforma de jogos em nuvem do Google Stadia saísse de sua atual situação precária, onde apenas a Ubisoft continua contribuindo com seus jogos mais recentes e melhores, as fontes do Business Insider sugerem que isso não é provável: “Há muitas pessoas internamente que adorariam continuar, então estão trabalhando muito para garantir que não morra”, disseram eles. “Mas não são eles que assinam os cheques.”
If you hear one thing, hear this: The Stadia team is working really hard on a great future for Stadia and cloud gaming.
— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) February 5, 2022
We hope you agree, and we know the proof is in the playing.
Segundo o site, funcionários atuais e ex-funcionários disseram que a prioridade agora estava no trabalho de prova de conceito para o Google Stream e na garantia de acordos de white label. Estima-se que cerca de 20% do foco foi na plataforma do consumidor. Duas fontes disseram à BI que o chefe do Google Stadia, Phil Harrison, agora se reporta a Jason Rosenthal, vice-presidente de serviços de assinatura do Google, em vez de diretamente ao chefe de hardware do Google, Rick Osterloh.
Isso é um rebaixamento para toda a divisão Stadia, embora talvez não seja uma surpresa: o Stadia não estava atendendo às expectativas internas do Google, perdendo drasticamente as metas de vendas, apesar de pagar dezenas de milhões de dólares por jogo apenas para garantir portas para a plataforma, de acordo com relatórios do ano passado.
O Google também tentou atrair usuários para o Stadia fazendo acordos com editores para portas de jogos de sustentação como Red Dead Redemption 2 na casa das dezenas de milhões de dólares, conforme relatado na época pelo Bloomberg. E de acordo com Jason Schreier, o autor da matéria do Bloomberg, o Google aparentemente gastou dezenas de milhões por porta.
Just to reiterate the absurdity of this thing: Sources say Google spent tens of millions of dollars — the budgets of some major games — PER Stadia port.
— Jason Schreier (@jasonschreier) February 26, 2021
Publishers like Ubisoft and Take-Two were raking it in
O que é White Label?
Na prática, significa que um item ou plataforma foi desenvolvido por uma empresa, mas recebeu a marca de uma parceira que o revende para seus clientes. Por isso, recebe o nome de White Label que, traduzido, significa “etiqueta branca” (via Fundação Instituto de Administração). De acordo com o site ewally, essa solução permite que uma organização insira sua própria marca, identidade visual e outras personalizações em uma tecnologia totalmente pronta, criada por uma empresa terceira.
Outras empresas que utilizam o White Label
A Peloton não é a única empresa que está usando silenciosamente o Google Stadia como um serviço de white-label: a AT&T confirmou que seu acesso gratuito baseado em navegador para Batman: Arkham Knight em outubro passado foi executado na tecnologia Stadia. A Capcom está em negociações para fazer o mesmo com as demos baseadas na web de seus jogos também, de acordo com o novo relatório. E a desenvolvedora de Destiny, Bungie, que a Sony está comprando atualmente por US$ 3,6 bilhões, estava procurando construir sua própria plataforma de streaming em cima do Google Stream, de acordo com a BI.
Portanto, ao que tudo indica, ainda existe muita história para ser contada e funcionários que não querem perder seus empregos. Mas o que será do Stadia, só os próximos meses dirão.