Publicidade
Entenda os motivos

Inteligência Artificial tenta recriar voz de Robin Williams e filha do ator detona

A filha de Robin Williams diz que a recriação de sua voz pela IA é “perturbadora”
Gostou? Compartilhe!
Robin Williams
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A filha de Robin Williams, Zelda, criticou o uso de inteligência artificial para recriar a voz de seu falecido pai, descrevendo-a como “perturbadora”. A IA tem sido um tema quente na indústria televisiva, cinematográfica e até mesmo gamer ultimamente, desde que o Writers’ Guild of America entrou em greve – que já terminou – e o sindicato dos atores seguiu o exemplo.

Um dos principais pontos de discórdia é a utilização da Inteligência Artificial para substituir roteiristas, escritores e intérpretes humanos, com os sindicatos a pedirem aumentos salariais na era do streaming e mais protecção quando se trata da utilização da tecnologia de IA. Muitas figuras da indústria participaram do debate, com Zelda Williams, filha do falecido comediante e ator, sendo a última a oferecer suas ideias sobre a influência da IA em Hollywood.

Zelda Williams critica a recriação “perturbadora” da voz de Robin Williams por IA

Zelda Williams ao lado de seu pai, Robin Williams

À luz da greve dos atores em andamento, Zelda Williams acessou seu Instagram para compartilhar uma declaração sobre como a IA foi usada para recriar a voz de seu falecido pai. “Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA”, escreveu ela. “Há ANOS testemunhei quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito real.”

Continua depois da Publicidade

Zelda continuou: “Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua ‘voz’ dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu ache isso pessoalmente perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos. Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço e tempo HUMANOS na busca pela performance. Essas recriações são, na melhor das hipóteses, um pobre fac-símile de pessoas maiores, mas, na pior das hipóteses, um horrendo monstro frankensteiniano, remendado a partir dos piores pedaços de tudo o que esta indústria é, em vez do que deveria representar.”

Os pensamentos de Zelda chegam depois que vários atores se manifestaram para dizer que foram submetidos a varreduras para que uma imagem digital fosse criada deles. Alexandria Rubalcaba afirmou anteriormente que fazia parte de um grupo de atores de fundo da série WandaVision cujos rostos e corpos foram escaneados pela Disney sem seu consentimento.

A empresa então criou réplicas digitais dos atores, embora Rubalcaba tenha dito que nunca foram informados de como seriam usados no futuro – tudo o que sabem é que não serão pagos se forem usados, o que a deixa com medo de que o plano seja para “eliminar atores de fundo”.

Robin Williams morreu em 11 de agosto de 2014.

Via: Instagram/Dexerto

CONTEÚDO RELACIONADO