GEORGE FLOYD
Imagens: reprodução.

Numa súbita e inesperada ação nesta segunda-feira (1), a Sony resolveu cancelar seu evento de PS5, marcado para o dia 4 de junho. Sob o argumento de que o momento não é propício para festas e sim para que “outras vozes sejam ouvidas“, a atração que previa focar em jogos do próximo videogame da franquia está suspensa e até o momento sem uma data para acontecer.

Embora inicialmente não tenha ficado claro que vozes seriam essas, os comunicados que vieram a seguir deixaram explicitado que se tratava sim de uma ação em apoio aos protestos decorrentes da morte de George Floyd, negro que foi morto asfixiado por Derek Chauvin, um policial branco em Minneapolis-EUA, na semana passada.

No momento desta publicação, o posicionamento da Sony está sendo replicado nas redes sociais de vários países onde o sistema PlayStation possui redes sociais. No Brasil,uma nota de repúdio já foi publicada, e até o momento conta com mais de 500 compartilhamentos em pouco mais de uma hora e cerca de 600 reações positivas. Confira a mensagem abaixo:

Nota oficial da Sony-BR sobre os acontecimentos de Minnesota.

Contudo, alguns internautas estão indo até a postagem contestar a ação, alegando, dentre outras, falta de suporte da própria Sony quando o assunto é justamente racismo. Confira algumas postagens abaixo:

De acordo com o relato dos internautas acima, Call pof Duty é um dos ambientes mais tóxicos para se jogar e sofrer agressões racistas. Até o momento, a Sony ainda não respondeu nenhum dos comentários na postagem.

Além da Sony, dezenas de celebridades estão se posicionando em relação ao episódio, que até o momento resultou na demissão e prisão do policial. Os outros policiais envolvidos na ação não foram acusados de nada até o momento. Confira algumas manifestações abaixo:

Lady Gaga

LeBron James

View this post on Instagram

STILL!!!! 🤬😢😤

A post shared by LeBron James (@kingjames) on

Rihanna

Michael Jordan

View this post on Instagram

#justiceforfloyd

A post shared by Michael B. Jordan (@michaelbjordan) on