Em uma tendência lamentavelmente contínua em toda a indústria de jogos, a desenvolvedora de Assassin’s Creed, Ubisoft Montreal, é o mais recente estúdio a demitir sua equipe. O ano de 2023 assistiu a uma redução considerável das empresas de videojogos, com a Microsoft a cortar mais de 10.000 empregos nas suas muitas subsidiárias de jogos em Janeiro, após um trimestre fiscal difícil.
Veja também:
- O preço das ações da Ubisoft é o menor dos últimos 10 anos desde o lançamento de Star Wars Outlaws
- Ubisoft está oferecendo presentes cosméticos como uma forma de "desculpas" em Star Wars Outlaws
- Ubisoft faz referência ao parkour de um homem que carregou a tocha olímpica na abertura das Olimpíadas de Paris
Essas demissões incluíram cortes na 343 Industries e na Bethesda, e a Microsoft anunciaria ainda mais demissões em julho. Esta infeliz tendência de demissões na indústria de jogos está afetando mais do que apenas a Microsoft, já que muitas outras empresas e desenvolvedores anunciaram cortes em suas forças de trabalho ao longo de 2023.
Isso inclui o estúdio independente Team17, conhecido por seu trabalho em jogos como Worms e Golf With Your Friends, bem como grandes nomes AAA como BioWare, CD Projekt Red, Epic Games e até mesmo o ex-desenvolvedor de Halo, a Bungie. Outubro foi especialmente difícil, com nada menos que quatro promotores pertencentes à Sony despedindo trabalhadores como resultado de problemas econômicos ou reestruturações empresariais.
Agora, a Ubisoft Montreal, editora por trás de vários dos jogos Assassin’s Creed mais recentes, está anunciando demissões de sua equipe. Segundo o Kotaku, o estúdio canadense está cortando 98 empregos como parte de uma “reorganização” de suas equipes gerais e administrativas. Esta rodada de demissões também afetará outras divisões canadenses da Ubisoft, como a Ubisoft IT e o estúdio SFX da Ubisoft, Hybride, que ajudou a produzir a série de sucesso da Disney +, The Mandalorian.
Em comunicado ao governo de Quebec, a Ubisoft afirmou que um total de 124 cargos serão cortados da empresa como parte dos esforços para “otimizar seus recursos para ser mais sustentável no longo prazo”.
Em outra declaração compartilhada pelo Kotaku, um porta-voz da Ubisoft escreveu que essas recentes demissões não estão sendo encaradas levianamente pelo estúdio e que esta reestruturação não afetará as equipes de produção da Ubisoft Montreal. Essas equipes de produção têm sido as maiores e mais proeminentes da Ubisoft, tendo criado os maiores sucessos da empresa, como Far Cry e Rainbow Six Siege.
No entanto, houve relatos de problemas nos escritórios da Ubisoft Montreal em setembro devido a atrasos, cancelamentos e fechamento de estúdios internos como a Ubisoft Benelux.