Xbox alerta sobre Mês da Conscientização da Saúde Mental e sugere games para pensar no assunto

Qual é o papel dos games quando o assunto é saúde mental?

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em reconhecimento ao Mês da Conscientização sobre Saúde Mental e sua importância dentro da comunidade gamer, o Xbox está ampliando as mensagens de empatia, honestidade e conscientização sobre saúde mental. Agora, mais do que nunca, as pessoas estão enfrentando novos desafios que afetam sua saúde.

Com a pandemia em curso, o isolamento físico aumentou a importância das conexões virtuais para manter o contato com amigos e entes queridos. Por meio dos jogos, podemos explorar a saúde mental, seus impactos e oferecer uma comunidade para auxiliar a todos. Estudos* mostram que os jogos trazem benefícios reais para o bem-estar mental dos jogadores.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Por meio de um mundo virtual, as pessoas puderam fazer de tudo, desde aliviar seus sintomas de PTSD para construir conexões sociais que são tão cruciais agora, até encontrar momentos de alegria, construir conexões, fomentar a empatia e ajudar a reduzir a ansiedade.

Pesquisa

Um estudo do Xbox dentro do Xbox Research Accessibility Community Feedback Program, um grupo formado por jogadores com deficiências, mostrou 84% dos entrevistados concordando que os jogos tiveram um efeito amplamente positivo em sua saúde mental durante a pandemia.

Outros membros da comunidade compartilharam que os jogos proporcionam uma grande distração do estresse (82,9%), estresse emocional (63,5%), dor física (38,6%), e que jogar lhes oferece mais controle do que sua vida real (54,1%), demonstrando que as pessoas que participaram deste estudo usam os jogos para beneficiar suas vidas de várias maneiras.

Falando em deficiência, já viu a melhor coisa que a Microsoft já fez pela comunidade gamer? Confira aqui.

Especialmente relevante com a pandemia, 71,7% dos entrevistados no estudo concordaram que os jogos os ajudaram a se sentirem menos isolados, mostrando como os jogos os ajudaram a manter conexões com a família e amigos em momentos difíceis. O estudo também mostrou que 71,7% dos participantes sentiram que jogar videogame durante a pandemia era uma parte importante de sua rotina diária.

Sabemos que os videogames podem fornecer conexão e alegria para muitos. Mais de 11 bilhões de sessões de jogos multiplayer foram jogadas globalmente de janeiro a março deste ano, com mais de 3 bilhões de convites de jogos enviados no mesmo período.

Games para pensar no assunto

No mês passado, o Observatório de Games fez uma reportagem especial para comentar sobre a luxuosa clínica holandesa que trata de viciados em games. Como aquilo está em outro patamar, vale a pena se atentar sobre o que pode ser feito antes que tudo se chegue àquele ponto. Cientes disso, a divisão Xbox sugere alguns jogos para pensar sobre alguns assuntos que eles abordam: Hellblade: Senua’s Sacrifice e Psychonauts 2.

Via Xbox Spotlight
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio