Publicidade
Comparando

PS5 ou Xbox Series X: qual console comprar?

Confira nossa análise e veja quais os diferenciais de cada console
Gostou? Compartilhe!
PS5 vs Xbox Series X artigo
(Imagem: Montagem)
Publicidade

Esta é uma pergunta antiga. Não é de hoje que “batalha de consoles” existe. Desde a chegada do Atari, os consoles foram se desenvolvendo e as empresas começaram a tratar seus consumidores com mais respeito. Para aqueles que conhecem um pouco, irão lembrar da baixa qualidade dos títulos lançados que quase destruíram o mercado de videogames.

Desde então, chegaram o NES, SNES, Master System, Mega Drive, Jaguar, e se seguiu até a grande “rivalidade” atual, Xbox e Playstation. Como isto nasceu? Como tantas outras disputas, através de seus fãs. Mega vs Super Nintendo, Power Rangers vs Tokusatsu, Novo vs Antigo, não importa, estas rivalidades acabaram por gerar verdadeiras lendas e principalmente retorno financeiro para as desenvolvedoras.

De qualquer forma, estamos na nova geração de consoles e tanto o Playstation 5 quanto o Xbox Series X possuem seus atrativos que deixaram de ser apenas “gosto”. Eles trazem jogos exclusivos, velocidade de processamento, assinatura como o Playstation Plus e Xbox Game Pass Ultimate, além de grandes parcerias com empresas e outras que foram compradas como no caso da Bethesda pela Xbox. Por este motivo, abaixo segue uma lista com o que você precisa saber para adquirir o seu console de nova geração.

Continua depois da Publicidade

Preço

Com certeza este artigo precisa começar pelo preço! O valor que chegou em 2020 não importa mais. Os dois consoles já aumentaram e muito o seu custo inicial e quase possuem o mesmo preço. Infelizmente isto não tem nada a ver com impostos ou COVID, e nem mesmo com a Sony ou Microsoft. O preço abusivo é culpa das próprias lojas, portanto é bom fazer uma boa pesquisa antes de comprar o seu. De qualquer forma, atualmente o valor é o seguinte:

Playstation 5

Nas lojas como a Magazine Luiza e Amazon Prime, o console está indisponível.

Xbox Series X

Na Kabum, Amazon e outras lojas, o console está indisponível.

Lembre-se de olhar os valores, pois os mesmos podem sofrer mudanças para mais ou para menos. Esperamos que sempre para menos. Como deu para perceber no quesito Preço, os dois tem uma variação bem pequena, ficando o Playstation 5 no mês de junho com o valor mais baixo e alto, enquanto o Xbox com uma média que fica em torno dos 7 mil reais. Algo muito caro para a população brasileira.

Vale lembrar que além do Xbox Series X, a Microsoft também trouxe a versão Series S, que é menor, menos potente e sem uma unidade de disco. O Playstation também possui sua versão mais barata sem uma unidade de disco. Mas neste artigo iremos focar nos dois principais consoles da nova geração. Outro fator atual para compra é que os dois consoles estão em falta no mercado devido ao COVID que dificulta a fabricação tanto do PS5 quanto do Xbox Series X.

Especificações

Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X possuem hardwares poderosos. Os dois consoles suportam jogos em 4K e podem rodar jogos a 60FPS ou superior. Ambos ainda incluem um SSD para carregamento mais rápido do que as gerações anteriores, mas aqui começam as diferenças, já que ele vêm em tamanhos diferentes.

  • O PS5 tem um SSD de 825GB personalizado (667GB utilizável)
  • O Série X tem um SSD de 1 TB (802GB utilizável)

Em uma primeira análise, o Xbox Series X é um pouco mais poderoso, só que nos primeiros testes já com os consumidores usando estas máquinas, os dois sistemas têm desempenho praticamente iguais. Mas ainda existem outras partes a serem colocadas na análise.

Processamento

Analisando o poder de processamento, o Xbox Series X tem uma pequena vantagem sobre o PlayStation 5. O novo CPU do Xbox atinge 3,8 Gigahertz em comparação aos 3,5 Gigahertz do PS5. Ambos os sistemas estarão executando um processador Zen 2 de oito núcleos personalizado, mas o Xbox contará com dois processadores, dando uma vantagem moderada sobre a concorrência.

Quando se trata de GPU, o Xbox também está em vantagem. Enquanto os dois sistemas executam gráficos RDNA 2, o Xbox Series X apresenta 12 TFLOPS em 52CUs, enquanto o PS5 executa 10,28 TFLOPS em 36 UCs. Com 1,7 teraflops a mais, o Xbox possui uma velocidade de computação mais alta, que permite um desempenho gráfico mais rápido e suave. Embora os consoles possam atingir uma resolução de 8K a 120 FPS, os dois estão buscando o 4K 60 FPS padrão. Do ponto de vista das especificações, o Xbox é mais promissor na medida em que é capaz de renderizar gráficos a esse nível.

  • TFLOPS: É um acrônimo na computação que significa Tera FLoating-point Operations Per Second. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador que fazem grande uso de cálculos, similar a instruções por segundo.

Armazenamento

Quando se trata de armazenamento e memória, os dois consoles estão adotando um novo sistema Solid State Drive. Isto significa que o SSD reduzirá o tempo de carregamento, permitindo aos jogadores mais tempo no jogo do que nas telas de carregamento. O PS5 possui um SSD personalizado de 825 GB, capaz de processar dados de 5,5 GB/s. Por outro lado, o Xbox tem um cartão SSD maior de 1 TB, mas é um pouco mais lento com 2,4 GB/s. Ambos os consoles permitirão a expansão do armazenamento, através de discos rígidos USB ou complementos de SSD. Isso garante que os jogadores não se limitem ao armazenamento interno de seus respectivos consoles.

Design

Óbvio que o design é um fator que os donos curtem de seus consoles. Mas desta vez ambos ficaram empatados neste parte, mas em memes. O Xbox Series X ganhou o apelido de geladeira, enquanto o Playstation 5 o comparando com prédio, potinho de bolacha, entre outros. Só que param aí os comparativos. O PS5 e a Série X diferem muito em design. O console da Sony é gigante, em comparação a qualquer outro console da empresa. Possui um design curvo, o que pode dificultar o encaixe em seu centro de entretenimento.

Já o Xbox Series X tem comprimento e largura quadrados, tornando-o mais parecido com um PC de mesa. Não é tão grande quanto o PS5, portanto, se você tiver falta de espaço, esse console se ajustará melhor à sua configuração. O PS5 tem uma porta USB-C, que falta na Série X. Vale destacar que os dois podem ser usados tanto na vertical, quanto na horizontal.

Controles

Não é apenas da guerra dos consoles que vivem os jogadores. Os controles também estão nesta. Cada dono sempre busca puxar para o seu lado menosprezando o do outro. Mas aqui, vamos aos fatos. As duas empresas adotaram abordagens diferentes quando se tratou de seus controles. O do Xbox Series X é quase idêntico ao controle do Xbox One, onde as únicas diferenças ficam para o D-pad remodelado e um botão Share dedicado e textura adicional para alça.

Mas, novamente, a Microsoft continua com algo que já deveria ter sido extinto: a pilha. O controle ainda usa as famosas baterias AA e o dono do Xbox pode comprar um kit de bateria recarregável se não quiser ficar trocando a todo instante as pilhas. Mas é uma despesa adicional. Só que ele traz um benefício já que os controles do Xbox One são totalmente compatíveis com Xbox Series X, assim como o contrário.

Já o controle DualSense do PS5 difere bastante do DualShock do PS4. Os gatilhos adaptativos são o maior novo destaque e os botões L2 e R2 podem ajustar dinamicamente sua resistência para que você “sinta” o que está fazendo durante uma partida. Além disso o DualSense inclui um microfone , permitindo que o jogador se comunique mesmo sem um fone de ouvido. E o feedback tátil permite vibrações mais detalhadas do que os controles mais antigos.

Para manter a familiaridade, ele ainda tem o layout de botão PS, incluindo o touchpad visto no DualShock 4. Como o antigo controle, o DualSense é recarregável. Outra vantagem é que da para usar o DualShock 4 no PS5 ao jogar títulos do PS4, mas os jogos do PS5 requerem um DualSense.

Jogos

Após o preço este seja – talvez -, o que mais o fará comprar o Playstation 5 ou o Xbox Series X. Mas não adianta dizer que eles possuem diversos jogos dos mais diferentes estilos, pois é redundante. Por isso é melhor separar, como por exemplo, os exclusivos!

Exclusivos Playstation 5

O PlayStation 5 começou com poucos exclusivos, mas ao longo dos meses vem crescendo em seus números. Entre os destaques estão o remake de Demon’s Souls e Returnal, além de Ratchet & Clank: Rift Apart que chegou no mês de junho de 2021, enquanto God of War: Ragnarok chegará em breve ao PS5. Para ver a lista completa de jogos, é só clicar aqui e visitar o site oficial.

Exclusivos Xbox Series X

Infelizmente, mesmo com o Playstation 5 com poucos títulos, o Xbox Series X continua em desvantagem. Mesmo assim existem bons títulos em sua lista como Medium, um jogo de terror exclusivo, embora também esteja disponível para PC. Outros são Fable e o último título do Forza. Para conferir os títulos, clique aqui e visite o site oficial.

Programas de assinatura

Cada um possui um sistema de assinaturas interessante. Aqui iremos colocar os mais recentes como destaque, sendo o PS Plus e o Xbox Game Pass Ultimate. Para saber mais a respeito deles, temos um artigo especial onde explicamos passo a passo como eles funcionam. É só clicar aqui para o PS Plus e aqui para o Game Pass Ultimate.

PS Plus

PS Plus é um serviço de assinatura disponível no PlayStation 5 e PlayStation 4 que concede aos usuários acesso ao multiplayer online, a alguns jogos PS5 e PS4 gratuitos por mês, capacidade de Compartilhar Play, até 100 GB de armazenamento nas nuvens, temas e avatares, DLC exclusivo e descontos no conteúdo da PlayStation Store. Para se inscrever na PS Plus o novo usuário deve possuir um PS5 e fazer isto através da PS Store. Atualmente o valor é de R$ 149,90 pelo período de 12 meses. Além do plano anual, você ainda pode fazer outros planos, conforme a imagem acima. Vale destacar que a partir de julho estes valores irão mudar conforme informado no site da Playstation:

  • 1 mês: A partir de 7 de Julho de 2021 o preço da assinatura de 1 mês de PlayStation Plus vai aumentar para R$34,90. Cobranças recorrentes da assinatura que incidirem no dia 7 de Julho de 2021 ou depois, serão no valor de R$34,90.
  • 3 meses: A partir de 7 de Julho de 2021 o preço da assinatura de 3 meses de PlayStation Plus vai aumentar para R$84,90. Cobranças recorrentes da assinatura que incidirem no dia 7 de Julho de 2021 ou depois, serão no valor de R$84,90.
  • 12 meses: A partir de 7 de Julho de 2021 o preço da assinatura de 12 meses de PlayStation Plus vai aumentar para R$199,90. Cobranças recorrentes da assinatura que incidirem no dia 7 de Julho de 2021 ou depois, serão no valor de R$199,90.

Xbox Game Pass Ultimate

Como o Ultimate já indica, é a próxima e melhor versão do Xbox Game Pass. Através deste serviço você pode ter acesso a uma biblioteca rotativa de jogos em seu console ou até mesmo em outros dispositivos. Além disso, o novo usuário também ganha uma assinatura gratuita do Xbox Live Gold, que é um passe para jogar. E como todo serviço, estará disponível enquanto ela estiver ativa.

Resumindo, o Xbox Game Pass Ultimate é a junção do Xbox Game Pass com o Xbox Live Gold. Vale destacar que a assinatura mais recente do Xbox Game Pass para o PC também está inclusa no Game Pass Ultimate. Como descrito, o serviço de assinatura da Microsoft oferece um acesso completo a sua vasta biblioteca de jogos, que inclui o Xbox One e games compatíveis com as versões anteriores.

Outro bônus é que se um título do Game Pass também for compatível com o Xbox Play Anywhere, o assinante terá acesso para jogá-los no PC, como parte de sua assinatura, mesmo que não tenha o Game Pass Ultimate. Esta assinatura específica para os usuários de PC, possui sua própria lista e jogos, alguns que acabam cruzando com o serviço por causa do Play Anywhere. Entre os títulos estão alguns exclusivos para o PC como o Microsoft Flight Simulator e Age of Empires.

Vale destacar que recentemente o serviço ganhou a presença do EA Play. Com o EA Play, os membros obtêm acesso instantâneo a uma coleção dos títulos e séries mais populares da EA, recompensas e desafios exclusivos no jogo, conteúdo especial apenas para membros e versões de avaliação por até 10 horas de jogos selecionados.​

Compatibilidade com versões anteriores

Aqui um assunto que muito se discute, principalmente para aqueles que não querem se desfazer de seus jogos para o Playstation 4 e PS3. O PS5 é compatível com quase todos os títulos PS4. Se você tiver o PS5 padrão, pode simplesmente inserir os jogos do PS4 e pronto, é só jogar. Além disso, qualquer dos dois modelo, você pode acessar a sua biblioteca digital de jogos PS4 e baixá-los em seu PS5 facilmente.

No entanto, a capacidade do Xbox Series X de jogar jogos mais antigos vai muito além. Embora seja compatível com quase todos os títulos do Xbox One, ele também pode reproduzir mais de 500 títulos do Xbox 360 e algumas dezenas de títulos originais do Xbox. Isso significa que você pode desfrutar de muitos títulos baseados em disco que já possui, bem como recuperar os clássicos do Xbox de gerações anteriores. Aqui sem dúvida a Microsoft mostrou que vale a pena ter um único console que rode quase todas as gerações anteriores!

Vale destacar que não importa qual console você compre, os jogos antigos rodarão muito bem em ambos os sistemas, graças ao hardware mais poderoso.

Realidade Virtual, ou PSVR

Sim, Playstation VR, pois a Microsoft não tem pretensões de fazer um para o Xbox, por enquanto. Por este motivo, se gosta de Realidade Virtual, o negócio é ter um Playstation 5, ainda mais porque o PSVR do PS4 funciona sem problemas com o novo console da Sony, que também em breve trará um sucessor.

Já a Microsoft como comentado, não tem planos de introduzir um VR para o Xbox, então não espere nenhum suporte de tecnologia de Realidade Virtual na Série X agora ou no futuro próximo.

Qual devo comprar?

Não seremos os donos da razão em dar notas de quem é o melhor e qual console você deva querer, ainda mais porque pode optar em ter um Nintendo Switch ou preferir continuar com o seu computador gamer. Mesmo assim, fica uma dica para cada console:

  • PlayStation 5: Pelo PS Plus e o sistema de VR que ele possui, além dos títulos exclusivos que ele possui.
  • Xbox Series X: Pelo sistema de assinatura do Game Pass Ultimate, além de ter compatibilidade com jogos antigos como do Xbox One.

Estas são algumas dicas que podemos deixar para que nossos leitores possam escolher entre o Playstation 5 e o Xbox Series X. Para saber mais a respeito sobre os consoles, volte e leia as notícias diárias que deixamos dos novos jogos e acessórios para ambos. E se já tem um deles, deixe nos comentários abaixo porque escolheu o Xbox Series X ou o Playstation 5. Leia também nossos especiais do PS 5 e do Xbox Series X | S.

Siga nossas redes:

CONTEÚDO RELACIONADO