Publicidade
ENTENDA

Sindicato dos atores SAG-AFTRA convoca greve contra League of Legends

Produtora Formosa Interactive é acusada de tentar subverter greve em andamento
Gostou? Compartilhe!
League of Legends x SAG AFTRA
Imagem: Divulgação
Publicidade

O sindicato dos atores americanos, mais conhecido por SAG-AFTRA, convocou hoje uma greve contra o jogo League of Legends da Riot Games. O sindicado disse que estavam fazendo isso por que Formosa Interactive, uma produtora envolvida na produção do game “tentou subverter” a greve nos games que deu inicio no mês de julho, após a decisão do sindicato de não negociar as proteções em torno do uso de IA para seus membros.

O SAG-AFTRA ainda acusou a Formosa, que também participou em jogos como Call of Duty, Death Stranding e God of War, de tentar “cancelar” um de seus jogos atingidos. “Quando eles foram informados de que isso não era possível, eles secretamente transferiram o jogo para uma empresa de fachada e enviaram avisos de elenco apenas para talentos ‘NÃO-UNION'”, afirmou o sindicato.

Imagem: IGN/Divulgação

A Riot Games fez um comunicado se distanciando de quaisquer alegações feitas pelo SAG-AFTRA

Continua depois da Publicidade

“League of Legends não tem nada a ver com a reclamação mencionada no comunicado de imprensa do SAG-AFTRA. Queremos ser claros: desde que se tornou um projeto sindical há cinco anos, League of Legends só pediu a Formosa que se envolvesse com artistas sindicais nos EUA e nunca sugeriu fazer o contrário.”

Além disso, nunca pedimos a Formosa para cancelar um jogo que registramos. Todas as alegações no comunicado de imprensa do SAG-AFTRA relacionadas ao cancelamento de um jogo ou à contratação de talentos não sindicalizados estão relacionadas a um jogo que não é da Riot e não têm nada a ver com o LoL ou qualquer um de nossos jogos.”

“O SAG-AFTRA acusa essas ações graves de serem violações flagrantes dos princípios fundamentais da lei trabalhista – que os empregadores não podem interferir nos direitos dos artistas de formar ou ingressar em um sindicato e não podem discriminar os artistas sindicalizados

“A transferência unilateral e sub-reptícia do trabalho sindical para uma empresa de fachada ‘não sindicalizada’ é uma tentativa inadmissível e terrível de evitar uma greve e destruir os direitos dos artistas sob a lei trabalhista.”

Imagem: Epic Games/Divulgação

Esta greve contra significa que os membros do sindicato SAG-AFTRA, devem parar de prestar seus serviços a League of Legends, que é de fato um dos títulos mais populares da Formosa Interactive. O SAG-AFTRA ainda apresentou uma acusação de prática trabalhista injusta contra a empresa no Conselho Nacional de Relações Trabalhistas.

“Já é ruim o suficiente que a Formosa e outras empresas se recusem a concordar com os termos justos de IA que foram acordados pelas indústrias de cinema, televisão, streaming e música, bem como por mais de 90 outros desenvolvedores de jogos”, disse Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo nacional e negociador-chefe do SAG-AFTRA.

“Cometer práticas trabalhistas ilegais e injustas está além dos limites e não será tolerado pelos membros do SAG-AFTRA. Formosa será responsabilizado, começando com um ataque imediato de League of Legends.”

Muitas empresas terminaram sem um acordo oficial incluindo: Activision Productions, Blindlight, Disney Character Voices, EA Productions, Formosa, Insomniac Games, Epic Games, Take 2 Productions, VoiceWorks Productions e WB Games. Além disso, em alguns casos, essas empresas não podem contratar atores sindicalizados para seus projetos, porém, os títulos que estavam em desenvolvimento antes de setembro de 2023 estão isentos da greve em andamento, disse o SAG-AFTRA.

Via: VGC

CONTEÚDO RELACIONADO