Publicidade
ENTENDA

Valve remove quase 250 jogos do Steam, mas a comunidade está comemorando com isso; Entenda

Graças a uma comunidade dentro da própria plataforma
Gostou? Compartilhe!
Imagem: Divulgação
Publicidade

Quase 250 jogos foram removidos do Steam nos últimos dias. E você até pode pensar que isso é ruim, mas muito pelo contrário! Os jogadores estão felizes com isso, porque após inúmeros protestos, a Valve expulsou a Atomic Fabrik, uma desenvolvedora que operava com mais de 50 nomes diferentes, comprava avaliações positivas, vendia keys de jogos e engavana os usuários, da plataforma.

Essa história começou a tomar forma quando um grupo do Steam chamado Sentinels of the Store, notou que um jogo da empresa que custava 97,50 euros não parecia antender aos padrões de qualidade mínima da plataforma. Essa situação estava escalonando demais para não continuarem com as investigações e o esforço da comunidade mostrou a verdadeira Atomic Fabrik.

A empresa é especializada no famoso “asset flipping” que se trata do seguinte: Comprar assets prontos da loja da Unity e quase sem nenhuma mudança, criar algo para publicar no Steam para lucrar em cima. Claro que eles só faziam isso exclusivamente pelo dinheiro, mas como alguém lucra com algo que ninguém vai comprar?

Continua depois da Publicidade

O dinheiro de verdade é feito com sites de serial keys, que “roubam” códigos de jogos dos próprios desenvolvedores e então vendem em pacotes com chaves aleatórias. Você então paga uma quantia X e recebe vários códigos aleatórios do Steam com a promessa de que, pelo menos um deles, será de um jogo muito bem avaliado na plataforma.

Para atingir esse critérios, a Atomic Fabrik lança vários jogos por valores muito baixos, pagam para terem algumas avaliações positivas e então aumentam o preço para valores absurdos. Cada game que é publicado no Steam tem direito a 5 mil keys para serem distribuídas gratuitamente, seguindo as regras da própria Valve e sem precisar justificar absolutamente nada. Então ficou o seguinte: O modelo da empresa consiste em publicar a maior quantidade de jogos possíveis que atinjam os parâmentros básicos desses sites de vendas de pacote de chaves.

Agora basta a “empresa” criar nomes diferentes para não ser pega, porém na internet é complicado você acreditar nesse tipo de coisa, ainda mais com a comunidade gamer que vai atrás até encontrar.

CONTEÚDO RELACIONADO