Os jogadores que já compraram seu DualSense para o PlayStation 5 descobriram que eles funcionam perfeitamente bem com o PlayStation 3, mas não com o PlayStation 4. É uma situação irônica, considerando que o novo console suporta jogos do PS4, mas que parece não ser capaz de reproduzir a configuração única do PlayStation 3.
Veja também:
Desde embalar um PlayStation 2 completo em suas entranhas até rodar o Linux, o PlayStation 3 original queria ser compatível com o máximo possível da tecnologia para os jogadores do antigo console. Parte disso foi eliminado quando a Sony criou edições menores e mais econômicas do console, mas outra parte foi incorporada ao núcleo do PS3.
Em uma época em que o Xbox estava no topo e tentando vender tudo que fosse proprietário, o PlayStation 3 tinha um amplo suporte para Bluetooth, permitindo que os jogadores retirassem qualquer dispositivo antigo do armazenamento, desde que suportasse a tecnologia sem fio. Isso também leva a alguns cenários modernos interessantes, como os que aconteciam nos últimos tempos com proprietários de DualSense entediados.
Richard Masucci da ReviewTechUSA postou um tweet perguntando por que o controlador DualSense funcionaria perfeitamente em um PlayStation 3, mas não em um PlayStation 4. Não muito tempo depois, o usuário LegacyZeroZ respondeu com uma resposta simples.
O suporte a Bluetooth do PlayStation 3 é amplo o suficiente para aceitar controles de todos os tipos, desde que também tenham Bluetooth. O PlayStation 4 foi projetado para ser mais restritivo, com apenas alguns jogos suportando controles diferentes das ofertas oficiais da Sony. O DualSense é um controle Bluetooth, então o PS3 fica feliz em deixá-lo se conectar para sessões de jogos de última geração como Killzone.
Mas embora o DualSense do PS5 funcione bem com o PlayStation 3, os jogadores que tentarem usá-lo no hardware de décadas atrás não obterão nenhum dos verdadeiros benefícios do novo gamepad. Uma pena.
Fonte: Screenrant/Games Radar/Comic Book/Twitter