Hoje (9) de manhã, a Activision Blizzard King Workers Alliance anunciou que estava oficialmente iniciando uma greve. Anunciada no Twitter, a ABK Workers Alliance pediu a colegas de toda a indústria de videogames que se solidarizassem com o grupo. A decisão se concentra em uma greve contínua de trabalhadores da Raven Software que protestam contra a Activision Blizzard demitir uma dúzia de desenvolvedores de Garantia de Qualidade após meses de crise e promessas de melhores salários e benefícios.
Veja também:
Para ajudar a apoiar a greve em curso em Raven e entre outros funcionários da Activision que mostram solidariedade, a ABK Workers Alliance lançou um fundo para o qual os apoiadores podem doar. O ABK Strike Fund está tentando arrecadar US $ 1 milhão, que será usado para ajudar a apoiar trabalhadores em greve caso a Activision Blizzard se digne a não apoiá-los mais durante suas greves. O fundo arrecadou até agora pouco mais de US $ 39 mil de quase 600 doações individuais.
A ação está sendo tomada hoje foi devido em parte a uma diretiva da Activision Blizzard sobre o protesto da Raven. A empresa teria dito aos trabalhadores que eles seriam indenizados pela greve de segunda a quarta-feira, mas a greve de quinta-feira e além não teria mais suporte. Os trabalhadores da Activision Blizzard que se retirarem não serão pagos ou terão que usar seu tempo de folga remunerado para continuar apoiando a paralisação. O ABK Strike Fund poderia ser usado para apoiar esses trabalhadores, bem como futuros grevies.
Para ser claro, a ABK Workers Alliance não é um sindicato oficial ou reconhecido. É um grupo de funcionários da Activision Blizzard em busca de melhorias dentro da empresa que inicialmente giravam em torno da discriminação de gênero e dos direitos dos trabalhadores. No entanto, está sendo relatado que o anúncio da greve de hoje também está sendo usado como um empurrão para ajudar a sindicalizar a Activision Blizzard. Cartões de autorização do sindicato estão sendo distribuídos, o que pode levar a uma votação sobre se a Activision Blizzard se sindicalizará.
A equipe de QA da Raven já havia deixado claro que tem uma demanda singular, que é que toda a equipe receba ofertas de cargos de tempo integral, incluindo os doze funcionários da Raven desligados anteriormente. Não está claro se os objetivos da greve da ABK Workers Alliance se alinham aos de Raven ou se as demandas pela Activision Blizzard aumentaram desde então.
O que acontece a seguir não está claro. A Activision Blizzard tem sido ativamente anti-sindical, incluindo a contratação da WilmerHale, firma de advocacia anti-sindical, para executar suas “investigações internas” para melhorar a inclusão no local de trabalho. Sindicatos são coisas difíceis de começar, mesmo sem a ameaça de represálias. Por enquanto, os esforços da ABK Workers Alliance incluem o apoio à greve de Raven, que a Activision praticamente ignorou até agora, e o crescente apoio à sindicalização dos trabalhadores da Activision Blizzard ao lado dela.