Publicidade
Caso de polícia

Japonês aplica o maior golpe do país envolvendo PS5, Nintendo Switch e seus jogos

Caso está repercutindo muito no Japão e uma parte dessa história lembra muito o seriado da Netflix
Gostou? Compartilhe!
Round 6 e motorista
O motorista japonês Minemura Fuyuki (esq.) e o personagem de 'Round 6' Seong Gi-Hun. (Imagens Reprodução Youtube)
Publicidade

Nesta semana, os jornais japoneses publicaram uma notícia que tem repercutido pelo país, uma parte pelo crime em si, e outra por uma lamentável coincidência com o universo da ficção, vista no famoso seriado ‘Round 6’, da vizinha Coreia do Sul.

O crime

De acordo com os veículos locais, a polícia da região de Tóquio prendeu aquele que pode ser considerado o responsável pelo primeiro e único grande golpe envolvendo PS5 e Switch no país. O desempregado Minemura Fuyuki, de 50 anos, teria desviado uma carga de PlayStation 5, Nintendo Switch e jogos de ambos os sistemas para revender.

Na época em que ocorreu o crime, uma amigo de Minemura que trabalhava numa empresa de entregas, solicitou sua ajuda para conseguir cumprir a apertada demanda que ele enfrentava no momento. Contudo, ao invés de realizar as entregas, Minemura desviou sua rota para Akihabara, o famoso bairro de eletrônicos na capital do país, onde comerciantes teriam comprado mais da metade da carga somente no primeiro dia.

Continua depois da Publicidade

O tamanho do prejuízo

Ao todo, foram cerca de 200 consoles entre PS5 e Nintendo Switch, além de jogos de ambos os sistemas. No país, isto está estimado em 5,8 milhões de ienes (quase R$285 mil na cotação atual). Apenas para efeito de comparação, o valor corresponde à quase dois anos e meio de salário de um trabalhador fabril.

De acordo com a apuração local, vendendo muito mais barato que o encontrado de maneira oficial, o japonês teria conseguido despachar tudo por pouco mais de 3 milhões de ienes. As investigações ainda não chegaram à uma conclusão sobre um suposto envolvimento do amigo de Minemura.

Fuga, esconderijo e vício

Após sumir com a carga, o homem teria circulado pelas ruas de Tóquio até se instalar em um cybercafé da capital. Muito populares no país, muitos destes lugares oferecem cabines particulares, chuveiro e até refrigerante por um valor diário.

Ao ser encontrado e preso, o homem confessou que cometeu o golpe porque estava com problemas financeiros. Já o dinheiro adquirido com o crime teria tido um destino em outra área dos jogos: os de aposta. Viciado em corrida de cavalos, Minemura declarou que gastou praticamente tudo que conseguiu nisto.

Comparação inevitável

Pela internet, a confissão do desempregado foi motivo de piada para alguns internautas, que não puderam deixar de notar a semelhança com uma parte do seriado ‘Round 6’, da Netflix. Na trama sul-coreana, Seong Gi-Hun (Lee Jung-jae), um homem de meia idade, se encontra desempregado, endividado e sem rumo na vida.

Contudo, a coincidência em torno do personagem asiático que o deixa parecido com Minemura é justamente seu maior vício, que também é apostar em corrida de cavalos, algo que Seong Gi-Hun faz no seriado com dinheiro desviado da própria mãe e até de mafiosos.

Momento do seriado ‘Round 6’ em que o personagem Seong Gi-Hun Lee Jung-jae) se descontrola ao torcer numa corrida de cavalos acompanhada pelo monitor. (Imagem: Reprodução Netflix)

As investigações devem seguir abordando também os prováveis receptores da mercadoria desviada no golpe.

CONTEÚDO RELACIONADO