Os tempos de pandemia causada pela COVID-19 tem deixado boa parte da população mundial isolada em suas casas. Na comunidade gamer, esse impacto já foi sentido de inúmeras maneiras, da paralisação das fábricas que comprometeu a produção dos videogames Nintendo Switch, passando pelo fechamento de escritórios das gigantes desse setor e chegando por fim aos próprios gamers, que, isolados, experimentaram conveniências e o contrário disso nessa situação.
Veja também:
Com atividades presenciais interrompidas em trabalhos, escolas e demais atividades sociais, muitos estão afastados do convívio em grupo, mas os tempos modernos dão a oportunidade de todos terem a chance de se conectarem, ainda que virtualmente. E para os gamers, a chance disso acontecer pode ter algumas ferramentas a mais para se tornar realidade.
É o caso do que tem nas mãos o estudante cearense Leon Turuna de Sousa (17), que deu um jeito de usar as ferramentas de Minecraft para diminuir a saudade da escola onde estuda, em Fortaleza-CE.
O estudante recriou no game as principais estruturas de sua escola, o Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que desde março se encontra com as aulas interrompidas por conta da pandemia. Por cerca de um mês, Leon foi empilhando bloco a bloco no game até formar a paisagem que, de certo modo, ajuda a reconectar algumas lembranças do local. Confira as imagens:
![](https://scontent.fcgh5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-0/p280x280/106477480_728834444584866_8382712174554376638_n.png?_nc_cat=102&_nc_sid=b96e70&_nc_eui2=AeFqYeLEbFry5jFupgnBEbHRhGtInOfx2-6Ea0ic5_Hb7lPyCJ_TBjmDCatyRtrtCwc&_nc_oc=AQm7Wt35oKlt0He6rg7AhrfHqYlXdwW5ip3avMNpWinZufsu52pQMUZGChQfoiDoPrE&_nc_ht=scontent.fcgh5-1.fna&oh=9fc9aca04fa250110b6725a6697ae798&oe=5F26EFFB)
![](https://scontent.fcgh5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/106163959_303187701069599_6460303479617741747_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_sid=b96e70&_nc_eui2=AeHuHVWWOjnmD0OJNQSHKTvdTvE-DHvjxvlO8T4Me-PG-eDB4XjjMQ5aEBNmxzDfzN8&_nc_oc=AQlAwpHv8MknOFWVD-HBt9q7V9vbc5O89o4kFS3i1hY7D4wkOSGhS7YYgqXfk3RXZX8&_nc_ht=scontent.fcgh5-1.fna&oh=0ffc31a9b3a1f85bc6bf98640f9eb53d&oe=5F245D10)
![Terceiro ano 2016 - Colégio Estadual Justiniano De Serpa - YouTube](https://i.ytimg.com/vi/_ImB16SJojk/hqdefault.jpg)
![](https://scontent.fcgh4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/105653571_269671597453635_1907273423932620267_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_sid=b96e70&_nc_eui2=AeGVXW_Vrq_U4ign8y2kBqaCJXbU0KWYekkldtTQpZh6SZ0F057ZkNZFv13hnEmJ5fc&_nc_oc=AQmiL5os_vCW9XQlg-lnjd-IgkKPBLEr2kzmAMMYTH_Qb2YF3NkrDx-mttjiAWmKPJI&_nc_ht=scontent.fcgh4-1.fna&oh=e8f2711b4e918996299647199873e2c4&oe=5F26582E)
De acordo com Leon, a iniciativa foi um jeito de minimizar a saudade do local e também destacar a admiração que o estudante tem pela arquitetura do colégio. “Logo depois que começou a quarentena, eu pensei ‘por que não construir a minha escola no jogo em que eu mais gosto de jogar?’. Então, veio à minha mente construir minha escola no jogo, pelo motivo das saudades de estudar e por eu ser apaixonado pela arquitetura do colégio.” diz Leon.
![](https://observatoriodegames.uol.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-2.png)
E mesmo jogando Minecraft desde os 8 anos, isso não significa que o processo não encontrou desafios. “Fiz a fachada, as laterais e o interior com piscina e decorações de natureza, procurei fazer a escola como ela foi construída, sem as novas instalações feitas depois dos anos 70. O que deu mais trabalho foi deixar a fachada idêntica dentro de jogo e minimizar as proporções do jogo” relata o estudante.
Nota 10
Embora não seja um trabalho que valha nota, Leon tem compartilhado o resultado do seu trabalho com seus colegas e professores, e no que depender de Cristina, a professora de Redação, tanto o resultado quanto a iniciativa merecem um 10. “Ela elogiou minha criatividade e disse que eu só poderia ser mesmo aluno dela“, brinca Leon ao declarar a avaliação da professora.
Por enquanto, as aulas no colégio estão sendo realizadas remotamente com previsão de retorno presencial somente em agosto ou setembro.