Publicidade
CONFIRA

Modder transforma console PS1 em um portátil funcional

Um trabalho incrível
Gostou? Compartilhe!
Pocket Station
Imagem: YveltalGriffin no Twitter
Publicidade

O modder YveltalGriffin, morador da Flórida, revelou sua invenção no BitBuilt, uma comunidade online dedicada à criação de novos dispositivos a partir de consoles antigos. Chamado de PS Hanami, o dispositivo portátil é construído utilizando peças originais do PlayStation, em vez de usar emulação como é feito na maioria dos casos.

Descrito como um “portátil retrô com muita cola quente“, o PS Hanami possui aproximadamente 7 polegadas de comprimento e apresenta uma bateria interna com autonomia de cerca de 2,5 horas com uma carga completa. Para acomodar o hardware do PS1 em um formato compacto, foi necessário cortar ao meio e dobrar como um livro a placa-mãe original do console, para depois reconectá-la.

Devido à impossibilidade de utilizar CDs, foi substituída a unidade de disco por um emulador de unidade óptica (ODE) chamado Xstation, que permite a execução de imagens de disco PlayStation a partir de um cartão SD. O dispositivo inclui um controle DualShock, mas sem sticks analógicos, o que impede o funcionamento de alguns jogos como Ape Escape. Apesar do feito técnico impressionante, YveltalGriffin destaca diversos problemas com sua criação.

Continua depois da Publicidade

O PS Hanami carece de controles de volume, seu botão de liga/desliga é sensível e pode desligar o dispositivo com um toque acidental, além de não possuir dissipadores de calor, o que pode resultar em superaquecimento durante o uso prolongado. Contudo, é um trabalho surpreedente, feito por um fã da franquia Playstation e que merece o reconhecimento apropriado.

CONTEÚDO RELACIONADO