Publicidade
ENTENDA

Peter Dutton diz que videogames são culpados pela violência contra mulher na Australia

“Os jogos de computador que os meninos estão jogando, nos quais a violência é uma parte significativa do que é impresso em suas mentes regularmente” disse Dutton.
Gostou? Compartilhe!
Peter Dutton
Imagem:Divulgação
Publicidade

Peter Dutton afirma que os videogames violentos têm parte da culpa pela violência contra as mulheres na Austrália, mas os jogadores não são a razão pela qual eu me sinto insegura ao andar sozinha à noite.

Durante uma entrevista com David Speers no programa Insiders da ABC no domingo, Dutton, líder da oposição australiana, fez comentários sobre os videogames e seu suposto impacto mais amplo. Essas declarações provocaram discussões sobre se os jogos têm um efeito negativo sobre os jovens e se incitam à violência, especialmente contra as mulheres.

Os jogos de computador que os meninos estão jogando, nos quais a violência é uma parte significativa do que é impresso em suas mentes regularmente“, disse Dutton. “O tratamento das mulheres, que eles veem em alguns jogos de computador, o que veem nas redes sociais, a normalização disso, é apenas a falta de educação na sociedade em geral…

Continua depois da Publicidade

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que Dutton apresenta argumentos semelhantes contra os videogames e seu suposto papel na influência de atos violentos. Além disso, ele não é o único político a sugerir isso após eventos violentos, como o ataque a Westfield Bondi, ou tiroteios em massa nos EUA.

No entanto, assim como muitos outros políticos que vinculam videogames e violência, especialmente entre os jovens, o argumento de Dutton não apresenta fatos ou estudos para apoiar suas afirmações.

Há uma série de estudos que indicam que não parece haver uma conexão causal entre jogos violentos e atos violentos na vida real. Em 2023, o Brainstorm Lab de Stanford revisou 82 artigos de pesquisa médica e não encontrou evidências conclusivas. Da mesma forma, um estudo de 2019 da Universidade de Oxford e do Oxford Internet Institute não encontrou associação entre videogames violentos e agressão adolescente.

Os videogames são frequentemente apontados como a “causa” da violência juvenil, juntamente com outros aspectos culturais, como TV, música e mídias sociais. No entanto, a violência contra as mulheres na Austrália é uma questão social complexa que vai além dos videogames ou qualquer outra forma de entretenimento. Isso é evidenciado pelas atitudes e ações de alguns políticos e membros do governo ao longo dos anos.

Enquanto Dutton continua a culpar os videogames, continuarei tomando precauções ao andar sozinha à noite, na esperança de nunca precisar usá-las. A violência contra as mulheres exige uma abordagem mais abrangente e não pode ser atribuída apenas aos videogames.

Via: Kotaku

CONTEÚDO RELACIONADO