Vários ex-funcionários da Valve recentemente se apresentaram para explicar por que a empresa lança jogos tão raramente. A Valve Corporation, a desenvolvedora por trás de algumas das franquias de jogos mais icônicas e amadas da história, como Counter-Strike e Portal, sempre foi conhecida por demorar quando se trata de lançar novos títulos.
Veja também:
Este lento cronograma de lançamento tem sido uma fonte de confusão e frustração para muitos jogadores, especialistas da indústria e fãs, que há muito estão curiosos sobre as razões por trás da abordagem da Valve. Para quem não sabe, a Valve é uma empresa de desenvolvimento e distribuição digital de jogos com sede em Bellevue, Washington.
Um resumo da história da Valve
A empresa foi fundada em 1996 por Gabe Newell e Mike Harrington e é mais conhecida por desenvolver a aclamada série Half-Life e a plataforma de distribuição digital Steam. A Valve é conhecida por seu foco na narrativa e na escolha do jogador em seus jogos e por promover uma comunidade dedicada por meio da plataforma Steam. Além disso, a empresa é conhecida pelo uso inovador da tecnologia de realidade virtual em seus jogos.
Os motivos da Valve lançar jogos raramente
Recentemente, o canal do YouTube People Make Games investigou o funcionamento interno da Valve por meio de entrevistas com ex-funcionários e atuais. O vídeo destaca o ambiente de trabalho exclusivo da Valve, que permite a formação de equipes ad hoc por meio do uso de mesas com rodas. No entanto, essa abordagem também gerou problemas, com alguns funcionários comparando o local de trabalho ao caos e à falta de estrutura do romance de William Golding, O Senhor das Moscas.
Uma das principais questões levantadas no vídeo é o uso do stack ranking, um sistema no qual os funcionários são avaliados e classificados por seus pares, com esses rankings determinando aumentos salariais para o ano seguinte. Sem diretrizes ou supervisão claras, esse processo gerou efeitos negativos no comportamento e moral dos funcionários.
Os funcionários da Valve também destacaram uma falta significativa de diversidade dentro da empresa, apontando a estrutura organizacional plana como um fator contribuinte. Enquanto a indústria de videogames como um todo luta a favor da diversidade, a homogeneidade na Valve é particularmente impressionante, com a maioria dos funcionários sendo brancos e homens.
Durante a entrevista, os funcionários da Valve também forneceram vários exemplos para ilustrar como a estrutura organizacional plana da empresa é um fator que contribui significativamente para a maioria dos problemas enfrentados atualmente.
Eles enfatizaram que a falta de uma hierarquia clara e de papéis definidos dentro da empresa tem levado a dificuldades na tomada de decisões e falta de responsabilidade, resultando em vários problemas, incluindo o número limitado de jogos lançados pela empresa.
A Valve Corporation deve definitivamente ouvir seus funcionários e fazer as mudanças que acharem apropriadas. Afinal, eles são os especialistas em sua área e sabem o que a empresa precisa para melhorar.