Publicidade
Comparação

Saiba quais as diferenças do PS Plus Deluxe com o Xbox Game Pass

Com a chegada do novo PS Plus, ficou impossível não comparar os serviços, como suas bibliotecas, extras, valores, entre outros.
Gostou? Compartilhe!
PS Plus vs Xbox Game Pass
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Desde que a Microsoft lançou seu serviço de assinatura Xbox Game Pass em 2017, houve pedidos persistentes para que a Sony seguisse o exemplo de seu próprio rival. Depois de anos de perguntas e especulações, o detentor da plataforma japonesa finalmente entregou seu novo serviço, agora em níveis para os fãs da marca PlayStation.

O novo PlayStation Plus foi lançado em todo o mundo em junho, com 3 níveis: PS Plus Essential, PS Plus Extra e o PS Plus Deluxe ou PS Plus Premium, dependendo da região, e já encontrou um sucesso sólido. Entre debutantes do primeiro dia como Stray e Deliver Us the Moon, e adições futuras como a série Yakuza, o serviço já demonstrou seu valor.

Considerando como o serviço de assinatura da Microsoft inspirou e levou a Sony a intensificar seu próprio jogo, as comparações entre os dois são mais do que naturais. Desde que o novo serviço vazou vários meses atrás, os fãs estão avaliando como ambas as empresas conseguiram abordar o mesmo conceito Netflix de maneiras únicas. Agora que o novo visual do PS Plus foi lançado, vale a pena dar uma olhada em como seu nível Deluxe completo se compara ao Xbox Game Pass.

Continua depois da Publicidade
Observação: A matéria não tem como intuito fazer um comparativo de qual o melhor serviço, apenas de informar quais os benefícios que cada um possui. Assinar ou não qualquer um deles, é sempre escolha do jogador.

Biblioteca de jogos

PS Plus
(Imagem: PlayStation)

Indiscutivelmente a comparação mais importante que precisa ser feita entre o PS Plus Deluxe e o Xbox Game Pass logo de cara, é o tipo de conteúdo que eles oferecem. Em um mundo dominado por uma lista cada vez maior de serviços de assinatura, a frase “o conteúdo é rei” tornou-se ainda mais relevante. Talvez não seja surpreendente que a Microsoft e a Sony tenham seguido caminhos semelhantes, mas únicos, nessa frente, na tentativa de demonstrar seu respectivo valor.

O que é óbvio sobre o PS Plus Deluxe e o Xbox Game Pass apenas de relance, é como a Sony e a Microsoft adotaram uma abordagem semelhante ao seu maior ponto de venda. Em um nível básico, os assinantes que compram em qualquer um dos serviços recebem imediatamente acesso a uma biblioteca de jogos.

A cada mês, novos títulos também são adicionados ao mix, enquanto outros se alternam de forma incremental à medida que os contratos com editores e desenvolvedores de terceiros expiram. Os jogadores são livres para acessar qualquer jogo que esteja atualmente no serviço, mas perdem o acesso permanentemente sempre que um é removido.

O que ajuda a tornar a biblioteca do PS Plus Deluxe mais atraente, porém, é o fato de sua lista incluir também todo o conteúdo da camada Extra. Isso significa que, no total, os jogadores têm acesso a cerca de 700 jogos de toda a história do PlayStation.

Além de sucessos modernos como Returnal, jogos clássicos como Ape Escape e Syphon Filter estão bloqueados exclusivamente atrás do nível mais caro da Sony. É fácil imaginar que essa é uma área em que a Sony continua melhorando, com base em quanto tempo faz jogos de console em comparação com seu rival.

Em comparação, a biblioteca do Xbox Game Pass é um pouco menor. Embora a lista de títulos mude a cada mês, em média, a seleção chega a cerca de 400 jogos. Vale a pena ter em mente que há uma ressalva significativa para isso, que os números por si só não demonstram.

Embora a Sony tenha relutado em seguir o mesmo caminho, a Microsoft reconfirmou que todo o seu conteúdo original continuará sendo lançado no primeiro dia no Game Pass. Do ponto de vista do conteúdo, não há como negar o quão valioso isso é.

Conteúdo de bônus

Ubisoft+ PS Plus
(Imagem: Ubisoft)

Como já foi discutido, o PlayStation Plus Deluxe inclui todos os benefícios que os jogadores podem encontrar nos níveis inferiores do serviço de assinatura. Além do catálogo do PS Plus Extra, isso também significa que os jogadores têm acesso aos seus títulos mensais tradicionais por meio do nível Essential.

Vale lembrar que a Microsoft também oferece um bônus semelhante para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. Quando se trata de conteúdo bônus como esse, a Microsoft e a Sony também desviaram linhas semelhantes em outras áreas. Um dos benefícios de bônus que ajudaram a colocar o Xbox Game Pass em funcionamento inicialmente foi o acordo que sua editora fechou com a EA.

Se um assinante comprar sua encarnação Ultimate, ele terá acesso imediato ao EA Play como resultado. Em uma tentativa de nivelar um pouco o campo de jogo, a Sony fechou um acordo semelhante com a Ubisoft. Ao longo de 2022, 50 dos sucessos modernos da editora chegarão ao PS Plus via Ubisoft +.

Preços e plataformas

Apesar de oferecer conteúdo comparável, há uma diferença notável entre o PS Plus Deluxe e o Xbox Game Pass quando se trata de suas respectivas taxas de entrada. A Sony atualmente possui os seguintes valores e serviços para o Deluxe:

Já o Xbox Game Pass da Microsoft possui os seguintes valores e serviços:

Como deu para perceber, o valor do Xbox Game Pass Ultimate, é R$ 14,91 mais barato do que o PS Plus Deluxe. Embora a preferência e o gostos pessoais sejam obviamente subjetivos, não há como negar que a Microsoft atualmente oferece um acordo mais econômico.

Isso também se estende às versões de avaliação de cada modelo de assinatura respectivo. A versão PC Game Pass e somente para o Console, também são mais baratas do que a do PS Plus.

Recursos extras

Xbox Cloud Gaming
(Imagem: Xbox)

Embora os jogos oferecidos sempre sejam o que impulsiona a adoção dos assinantes, tanto a Sony quanto a Microsoft adicionaram recursos extras ao mix na tentativa de atrair os jogadores. No PlayStation Plus Deluxe, os assinantes podem testar vários jogos, como Horizon Forbidden West, graças à iniciativa de teste da Sony.

Quando se trata dos recursos extras do Xbox Game Pass, a Microsoft os distribuiu entre seus dois níveis. A capacidade de transmitir os maiores jogos do serviço de assinatura diretamente para dispositivos móveis e TVs selecionadas, via Xbox Cloud Gaming, é sem dúvida o recurso de destaque do Ultimate. Os jogadores também têm a capacidade de ganhar bônus por meio do esquema de recompensas da Microsoft, independentemente do modelo de assinatura que escolherem.

Um dos pontos negativos para os assinantes do Deluxe (Brasil), é que o nível não possui capacidade de streaming, como acontece com o Premium (EUA). Além disso o Premium possui um valor mais alto que o Deluxe. De acordo com o site do PlayStation, a diferença primordial é que o serviço Deluxe é apenas para os locais onde atualmente não possuem serviços de Cloud Streaming oferecidos pela Sony, portanto não é um serviço exclusivo para o mercado brasileiro.

No futuro, parece que haverá convergência entre as duas plataformas quando se trata desses recursos extras. A Microsoft anunciou recentemente que planeja lançar seu próprio esquema de teste e demonstração do jogo para o Game Pass nos próximos meses.

Da mesma forma, a Sony anunciou que também está construindo sua própria iniciativa de recompensas chamada PlayStation Stars. Embora os detalhes específicos sejam escassos no momento, foi revelado que os assinantes do PS Plus que se inscreverem no esquema poderão ganhar descontos na PlayStation Store.

CONTEÚDO RELACIONADO