Publicidade
Entenda!

Em tribunal, Microsoft diz que nunca lucrou com venda de consoles

Eles afirmam que nunca tiveram lucro com as vendas de Xbox
Gostou? Compartilhe!
Xbox
Xbox (Foto: Divulgação)
Publicidade

Saiu novas informações sobre o funcionamento interno de jogos da Epic Games! A mais recente é que a Microsoft nunca lucrou com a venda de hardware de console, e esta pode não ser a notícia mais surpreendente de todos os tempos, considerando que os consoles da indústria de jogos são tradicionalmente vendidos com prejuízo.

Lori Wright, vice-presidente do Xbox, foi chamada como testemunha terceirizada par ao julgamento, em que foi questionada sobre o mercado de consoles. Em resposta a uma pergunta do advogado da Epic, Wes Earnhardt, perguntando quanto que a Microsoft ganha na venda de consoles Xbox, ele falou: “Não fazemos. Vendemos os consoles com prejuízo”, disse.

Agora, o analista sênior da Niko Partners, Daniel Ahmad, investigou isso ainda mais, em um tópico do Twitter, apontando que esse modelo de negócios teve um papel maior nos anos 90 e no início dos anos 2000, mas que o PS5 e o Xbox Series X/S estão atualmente sendo vendidos com prejuízo. A Nintendo é um pouco diferente, já que o Switch foi “construído para ser lucrativo o mais rápido possível”. Ahmad observou ainda que o PS4 foi o primeiro console da Sony a virar o modelo de hardware tradicional. “Enquanto a Sony cortou agressivamente o preço do PS2, por exemplo, para US $ 99”, falou o analista.

Continua depois da Publicidade

No fim das contas, a razão pela qual a Epic estava discutindo a lucratividade do Xbox era para estabelecer que o mercado de consoles de jogos é diferente do mercado móvel, justificando assim a divisão de receita de 70-30 no Xbox e PS, devido à forma como os fabricantes de console obtêm lucro.

A Epic argumentou que o corte de 30% das microtransações no jogo da Apple é ‘anticompetitivo’ e monopolista, enquanto a Apple argumenta que suas taxas estão em linhas com outras plataformas como Steam, Google Play e as lojas Xbox e PlayStation. 

Anteriormente, informamos sobre as políticas de taxas de crossplay da Sony, que também tiveram suas informações vazadas. Será que ainda descobriremos mais coisas?

Via: Emma Kent/Eurogamer

Siga o Observatório de Games nas redes sociais


CONTEÚDO RELACIONADO