A guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia provocou muita controvérsia na comunidade de jogos, embora a maioria esteja mostrando apoio esmagador à Ucrânia por vários meios, incluindo a interrupção de negócios com a Rússia. Em retaliação às sanções, o governo russo respondeu legalizando a pirataria de jogos no país.
Veja também:
Muitas corporações de renome já interromperam as atividades comerciais com a Rússia para demonstrar sua solidariedade com a Ucrânia. A Sony se tornou a mais recente a ir contra a Rússia, pois interrompeu todas as vendas de Playstation no país, assim como de suas outras empresas como a de entretenimento. Muitas outras, incluindo NVIDIA, Ubisoft e EA, são algumas das empresas que suspenderam as atividades comerciais na Rússia.
Além de interromper os negócios, as corporações de jogos recorreram a outros meios para apoiar a Ucrânia, principalmente na forma de ajuda humanitária. A Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, anunciou que doará todos os lucros do jogo por duas semanas para ajudar nos esforços de ajuda humanitária na Ucrânia.
O desenvolvedor colaborará com o Xbox e doará todo o dinheiro para várias organizações de ajuda. Estes incluem Direct Relief, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (UNWFP) e ACNUR – Agência da ONU para Refugiados. A Epic Games já começou a doação de todos os lucros do Fortnite desde o dia 20 de março de 2022 e encerrará em 3 de abril de 2022 para as pessoas afetadas pelo conflito militar em andamento.
Clique aqui para conferir toda a nossa cobertura.