Empresa de Elon Musk revela vídeo de macaco jogando videogame com a mente

Confira os detalhes do experimento

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E conforme anunciado semanas atrás, os esforços da Neuralink, empresa de Elon Musk realmente estavam em busca de um feito espantoso; Fazer um macaco jogar videogame apenas com a mente. E nesta quinta-feira, veio a confirmação, os testes tiveram êxito.

Através do implante de um chip em Pager, um macaco de nove anos de idade, foi possível constatar por alguns minutos o primata interagindo com o clássico game PONG, nada menos que o primeiro game lucrável da história.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em um primeiro momento, Pager usa uma espécie de joystick para controlar objetos na tela. Na sequência, é hora de acionar os chips nos córtex direito e esquerdo, instalados seis semanas antes do teste. O macaco é instruído a controlar a barrinha de PONG enquanto recebe como recompensa um smoothie de banana, bebida à base de iogurte, que foi sendo sugada por um canudo oferecido. Após “pegar o jeito”, o primata consegue transmitir suas intenções para a tela e converte-las em movimentos no game. Confira:

O sistema de gravação neural conta com 1.024 eletrodos e um dispositivo de transmissão de dados, denominado N1 Link”.

PARA QUÊ?

De acordo com a Neuralink, a ideia é permitir que os estudos permitam que, no futuro, pessoas com paralisia consigam controlar um computador, smartphone e afins somente com a sua atividade cerebral. “Depois disso, pretendemos usar o Link para ajudar a melhorar a vida de pessoas com distúrbios neurológicos e deficiências de outras formas”, afirmaram.

Falando em controle

Por enquanto, não há qualquer estimativa de quando isso poderá ser testado em humanos. No mês passado, a Tesla, outra empresa de Elon Musk, anunciou um recall gigante de parte de seus carros elétricos. Os veículos não faziam parte da linha que conta com games instalados no painel.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio