E conforme anunciado semanas atrás, os esforços da Neuralink, empresa de Elon Musk realmente estavam em busca de um feito espantoso; Fazer um macaco jogar videogame apenas com a mente. E nesta quinta-feira, veio a confirmação, os testes tiveram êxito.
Veja também:
Através do implante de um chip em Pager, um macaco de nove anos de idade, foi possível constatar por alguns minutos o primata interagindo com o clássico game PONG, nada menos que o primeiro game lucrável da história.
Em um primeiro momento, Pager usa uma espécie de joystick para controlar objetos na tela. Na sequência, é hora de acionar os chips nos córtex direito e esquerdo, instalados seis semanas antes do teste. O macaco é instruído a controlar a barrinha de PONG enquanto recebe como recompensa um smoothie de banana, bebida à base de iogurte, que foi sendo sugada por um canudo oferecido. Após “pegar o jeito”, o primata consegue transmitir suas intenções para a tela e converte-las em movimentos no game. Confira:
PARA QUÊ?
De acordo com a Neuralink, a ideia é permitir que os estudos permitam que, no futuro, pessoas com paralisia consigam controlar um computador, smartphone e afins somente com a sua atividade cerebral. “Depois disso, pretendemos usar o Link para ajudar a melhorar a vida de pessoas com distúrbios neurológicos e deficiências de outras formas”, afirmaram.
Falando em controle
Por enquanto, não há qualquer estimativa de quando isso poderá ser testado em humanos. No mês passado, a Tesla, outra empresa de Elon Musk, anunciou um recall gigante de parte de seus carros elétricos. Os veículos não faziam parte da linha que conta com games instalados no painel.