Jon Snow Red Dead Redemtpion 2
Montagem: Reprodução.

O game Red Dead Redemption 2, a aventura em mundo aberto feita pelos estúdios Rockstar Games, acaba de ganhar um inusitado trailer conceitual. Através de um compilado de imagens de outros filmes reunidos pelo canal Smasher, foi imaginado como seria uma aventura cinematográfica inspirada no game ambientado no velho oeste norte-americano.

Contudo, o trabalho do canal colocou um curioso elemento, cujo o interesse certamente vai além da comunidade gamer: Kit Harington, ator que interpretou o icônico Jon Snow, no seriado Game of Thrones. Com pouco mais de um minuto, o trailer reúne algumas imagens de Kit atuando no filme “Brimstone” (2016) e, juntamente com uma narrativa peculiar, faz o exercício de imaginar como o “Rei do Norte” se sairia em duelos no Velho Oeste. Confira:

Quais as chances disso acontecer?

Embora filmes do velho oeste façam orgulhosamente parte da história do cinema como um todo, as adaptações de videogame para as telonas vão justamente no contrário desse saldo. Tirando o filme de Sonic e o seriado de Castlevania, praticamente todas as tentativas de extrair a história de um game em outro monitor falharam.

No que se refere a Red Dead Redemption 2, existe muita história (são pelo menos 40 horas de jogo) e sobretudo um gênero bem fixado no cinema desde seus primórdios em preto e branco. Contudo, isso não é tão simples, e Rob Long, do Smasher, contou um pouco sobre isso:

Com uma história tão sólida e realista, é natural (pelo menos para mim) imaginá-la se tornando um filme de ação em live action. Enquanto minhas engrenagens giravam com esse conceito por alguns dias, comecei a lançar esse filme fictício com Kit Harrington.

Trailer do filme usado para compor o trabalho do canal Smasher.

A série Red Dead Redemption da Rockstar Games e Take-Two Interactive é amada por fãs e críticos. A história de criminosos endurecidos no Velho Oeste tentando consertar seus erros do passado e cuidar de suas famílias [NOTA: Mais Jon Snow que isso, impossível] parece que eles seriam perfeitos para uma adaptação cinematográfica, não é? Então, por que nunca vimos uma coisa dessas?

Na verdade, podemos ter obtido a resposta em uma entrevista de 2016 com a GamesIndustry. O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, foi questionado à queima-roupa se ele achava que havia alguma chance de vermos um jogo feito de Red Dead Redemption ou de uma das outras propriedades da editora. Embora a resposta não tenha sido um simples “não”, isso não deixou muito espaço para aqueles esperançosos de um filme de RDR.

“Para licenciar filmes, somos muito seletivos, porque a oportunidade econômica é limitada e o risco criativo é significativo”, explicou Strauss. “Dito de outra forma, se um filme ruim for produzido, isso poderá prejudicar nossa propriedade intelectual subjacente, e se um filme for produzido, o valor real dessas taxas de licença não será enorme. Portanto, temos que ser muito, muito seletivos”. diz o nome do canal Smasher.

Assim, parece que o Rei do Norte nunca visitará o velho oeste, e fica, por enquanto, limitado ao criativo trabalho do canal de Youtube. Red Dead Redemption 2 está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Leia também: