Na semana passada nosso presidente acabou por fazer um infeliz comentário sobre o universo dos jogos, principalmente sobre seus jogadores ao afirmar que “não tem game falando de amor”. Segundo Lula, “Quando meu filho tem 4 anos e ele chora, o que eu faço para ele? Dou logo um tablet para ele brincar. Ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais mortos do que na 2ª Guerra Mundial. É só pegar o jogo da molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês“, disse ele no Palácio do Planalto, sobre ações integradas de proteção nas escolas.
Veja também:
Lógico que os jogadores e sites especializados, como o Observatório de Games, fizeram críticas a fala do presidente mostrando como a indústria de jogos possui títulos que falam de amor e pessoas que deveriam ser enaltecidas por fazer um trabalho humanitário em ajudar outras pessoas. Mas infelizmente, ainda existem jogadores tóxicos que acabam por se enaltecer por fazer atos totalmente injustificados quando jogam.
Postado recentemente no Reddit, o usuário NPCpranks_, mostrou um vídeo fazendo algo totalmente insano, mesmo que isso seja um jogo. Ele mostra prendendo vários NPCs em uma carruagem para matá-los afogados em seguida! O título do vídeo, What’s the most sadistic thing you’ve done in this game? (Qual foi a coisa mais sádica que você fez neste jogo?), pode até ter suas desculpas por ser Red Dead Redemption 2, um título de faroeste.
Mas nada – nada – justifica fazer este tipo de brincadeira e ainda fazer uma postagem chamando para que outros também mostrem o seu lado ‘sádico’. Os jogos são para passar tempo e promover a amizade, mesmo que exista competição neles. E promover este tipo de barbarie apenas dá mais voz para pessoas que tiveram o mesmo pensamento de nosso presidente.
É difícil para muitas pessoas explicarem para seus familiares a sua escolha de trabalhar na área gamer, seja ela qual for. E este tipo de vídeo não ajuda em nada a mostrar a verdadeira face desta indústria. Lembrando que recentemente a Cruz Vermelha desafiou os jogadores de títulos como Fortnite a não cometerem crimes de guerra, algo que foi abraçado pela comunidade.