Publicidade
Saiba mais

Ator de Metal Gear Solid não está feliz com fãs usando IA para recriar sua voz

Um dublador de Metal Gear Solid se junta ao coro de artistas que se manifestam contra o uso de IA para recriar vozes de atores reais.
Gostou? Compartilhe!
Metal Gear Solid
(Imagem: Konami)
Publicidade

Paul Eiding, um proeminente dublador da série Metal Gear Solid, está falando sobre o uso de Inteligência Artificial pelos fãs para recriar sua voz e personagens. À medida que a tecnologia avançou nos últimos anos, foram desenvolvidos programas e aplicativos de IA que permitem aos usuários recriar vozes e estilos de arte e música.

Mesmo que isso tenha levado a especulações sobre como a IA poderia mudar os jogos, causou polêmica, pois alguns artistas e performers levantaram questões legais e éticas sobre o uso desses programas, como no caso do ator e artista brasileiro Eduardo Muniz, que fez a voz de Relik em Fortnite e falou a respeito das IAs e também da greve dos atores e roteiristas recentemente.

Os críticos desses programas argumentam que eles estão infringindo injustamente o trabalho criativo de outros. Esses programas de IA geralmente aprendem analisando arte ou performances existentes e imitando seu som ou estilo. Como os artistas não são compensados por esse uso e podem potencialmente perder trabalhos futuros por meio do uso de IA, alguns acham que isso viola os padrões éticos, se não a lei de direitos autorais.

Continua depois da Publicidade

Recentemente, Paul Eiding, conhecido por dublar o Coronel Roy Campbell na série Metal Gear Solid, foi ao Twitter para chamar a atenção dos fãs que usam sua voz sem permissão expressa. Adicionando sua voz a um crescente coro de artistas, Eiding incluiu especificamente a IA em sua declaração e usou uma linguagem forte para deixar sua posição clara. Eiding afirmou que o uso de sua voz sem seu consentimento “é uma violação de [seus] direitos legais e um verdadeiro tapa na cara”.

Eiding trabalha como ator desde os anos 1980 e já apareceu em filmes, shows e jogos. Além de Metal Gear Solid, ele também emprestou sua voz para Diablo 2, a série Fallout e vários outros títulos importantes.

Ao falar contra a dublagem de IA, ele se junta ao colega veterano do Metal Gear Solid, David Hayter, bem como Jennifer Hale, enfatizando a importância de usar e compensar humanos reais para apresentações de voz.

Via: Thunder Wave/YouTube/Game Rant/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO