Os jogos free-to-play podem ser uma ótima maneira de experimentar algo novo sem ter que gastar dinheiro, a menos que os jogadores queiram gastar em skins, armas ou personagens extras. Os desenvolvedores de jogos free-to-play precisam que os jogadores comprem itens no jogo para financiar o desenvolvimento, mas em breve eles poderão ter uma nova fonte de receita na forma de publicidade.
Veja também:
A potência dos jogos, a Microsoft, está em processo de adicionar anúncios aos seus jogos gratuitos, de acordo com um artigo do Business Insider. A matéria afirma que a Microsoft está procurando oferecer receita de publicidade para desenvolvedores que fazem jogos free-to-play para suas plataformas de jogos.
De acordo com fontes que estão a par dos detalhes sobre os planos propostos, os anúncios que aparecem no jogo não atrapalham a jogabilidade e podem aparecer em estruturas como outdoors no jogo, painéis publicitários e colocação de produtos. Vários exemplos disso incluem as placas de bateria Energizer na versão 2011 de Alan Wake e as adições mais óbvias do Mercedes-Benz GLA 2014, SL 300 Roadster 1957 e Silver Arrow 1934 W25 em Mario Kart 8 em 2014.
Fontes também informaram ao Business Insider que a Microsoft não pretende cortar a receita de publicidade e, em vez disso, permitirá que os desenvolvedores de jogos e as empresas de publicidade compartilhem os lucros entre eles. A mudança proposta abriria um fluxo de receita totalmente novo para os desenvolvedores e beneficiaria especialmente os estúdios menores que não geram os níveis de renda que os maiores como Fortnite ou Apex Legends produzem.
A medida pode ser considerada uma astuta da Microsoft, que recentemente patenteou outra nova ideia para jogos multiplayer locais e remotos em tela dividida, à medida que procura atrair mais desenvolvedores de jogos free-to-play e multiplayer para suas plataformas.
Uma receita contínua dos anunciantes pode atrair mais desenvolvedores para criar títulos para o Xbox, pois os custos financeiros seriam reduzidos e a produção pareceria menos arriscada.
Até agora não se sabe se a Microsoft já apresentou os planos a algum anunciante, mas fontes afirmam que os anúncios podem começar a aparecer nas plataformas da Microsoft já no terceiro trimestre deste ano.