Publicidade
Br será contemplado?

Atenção, gamers, streamers e influencers! Facebook lança Reels capaz de monetizar

Empresa fará testes com anúncios como forma de gerar renda para os usuários do Reels
Gostou? Compartilhe!
Reels Facebook
Reels Facebook (Foto: Reprodução)
Publicidade

Foi anunciado o lançamento do Facebook Reels no Brasil e em mais de 150 países, pela empresa Meta, com ferramentas novas para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro. A ideia é trazer ainda mais gente para a plataforma, expandindo as comunidades.

A empresa vai fazer alguns testes com anúncios de sobreposição, como banners e figurinhas, como forma de gerar renda para os usuários do Reels. Deve ser incluso também anúncios in-stream e Estrelas, no sistema de monetização. Além das gorjetas enviadas pelos admiradores (Estrelas), também vai ter opções para ganhos diretos, por meio do compartilhamento de receita de anúncios e suporte aos fãs.

O formato vai chegar ao Facebook já com os recursos populares, como Remixes, Compartilhamento nos Stories do Facebook, suporte de até 60 segundos de vídeo e os milhares de filtros que já existem. De acordo com o Meta, o Reels é o formato que mais tem crescido nas plataformas da empresa, e os vídeos já representam quase metade do tempo que as pessoas passam navegando no Facebook.

Continua depois da Publicidade

Nos próximos meses, chegarão alguns recursos como: Reels nos Stories, Reels no Watch, Topo do Feed e Sugestões no Feed, como forma de popularizar o Facebook Reels. E uma das principais inovações é sem dúvidas o fato do Facebook Reels ser lançado como suporte aos sistemas de monetização. Por exemplo, nos EUA, o programa Reels Play Bonus destinou parte do orçamento de um bilhão de dólares para os criadores de conteúdos, com valores mensais de US$ 35 mil por mês.

Com esse bônus, eles esperam que os profissionais se dediquem exclusivamente à criação de Reels, além de experimentar quais conteúdos funcionarão melhor na plataforma. A ideia é expandir o programa para mais países, mas ainda não ficou claro se o Brasil será contemplado. Até o momento, EUA, Canadá e México já receberão os novos formatos de imediato, enquanto outros países deverão levar mais algumas semanas.

Além da chegada do Reels para Facebook, outras ferramentas de controle estão chegando, como a Lista de Editores, Lista de Bloqueio, Filtros de Inventário e Relatórios de Entrega para Anúncios em Banner e Figurinhas em Reels. Graças a essas adições, o usuário vai saber quanto poderá ganhar no final do mês, podendo assim pensar em mais conteúdos para ter um bom engajamento.

“Estamos focados em tornar os Reels a melhor maneira de criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro. Também queremos tornar divertido e fácil para que as pessoas encontrem e compartilhem conteúdos relevantes e divertidos”, disse um porta-voz do Facebook.

O Facebook Reels já está disponível no app para iOS e Android do mundo todo, mas até agora, não sabemos se a versão web da rede social vai ser contemplada com a produção e o acesso aos vídeos curtos.

Via: Alveni Lisboa/CanalTech

CONTEÚDO RELACIONADO