A Meta, empresa que possui o Facebook e fabrica o headset Quest VR, está trabalhando em uma nova maneira de criar mundos virtuais para preencher o Metaverso. Atualmente, o conceito de Metaverso está apenas começando e precisará de muita construção, tanto em termos de infraestrutura do mundo real quanto de dispositivos físicos. Espaços virtuais que podem tornar a experiência interessante e completa o suficiente para atrair milhões de participantes também precisarão ser criados.
Veja também:
Modelos tridimensionais simples são relativamente fáceis de criar com o equipamento certo e a compreensão das ferramentas, mas um mundo completo requer muito mais esforço, principalmente se for usado em realidade virtual onde a interação é possível. Indo além da modelagem, texturas e iluminação devem ser consideradas na construção de uma cena. Como começa com um vazio completo, sem luz, objetos e som, nada pode ser dado como certo em um mundo gerado por computador.
Vamos criar
Sendo assim, a Meta anunciou recentemente o trabalho em um sistema aprimorado por IA para ajudar na criação de mundos em realidade virtual, descrevendo os elementos. Em uma demonstração da ferramenta ‘Builder Bot‘, uma cena básica de parque foi criada simplesmente dizendo ‘Vamos a um parque‘. Isso foi mudado para uma cena de praia que tinha areia, água e um horizonte.
Nuvens foram adicionadas com ‘vamos adicionar algumas nuvens”, que foi refinada como nuvens altocumulus, um tipo diferente do padrão que apareceu no início. ‘Vamos adicionar uma ilha ali‘, resultou em uma pequena ilha aparecendo na direção que a mão do avatar apontava. Os resultados de todas essas descrições verbais apareceram na cena quase imediatamente. Uma segunda pessoa, também aparecendo no espaço virtual como avatar, começou a acrescentar mais detalhes, com árvores, uma manta de piquenique e uma mesa com aparelho de som e bebidas em cima. Sons de ondas e gaivotas foram adicionados, juntamente com música tropical para completar a demonstração.
Quando o Builder Bot da Meta chegará?
A Meta não deu nenhuma linha do tempo para quando seu avançado Builder Bot de construção do Metaverso chegará, mas não seria surpreendente ver os primeiros testes começarem em um futuro próximo. A área de praia virtual se parece muito com o que pode ser feito no Meta’s Horizon Worlds, então é simplesmente uma questão de criar um banco de dados de objetos e conectar esses modelos 3D via processamento de linguagem natural de IA à entrada de voz que já é possível nos fones de ouvido Quest .
O que será mais interessante serão os refinamentos dessa tecnologia e o quanto o próximo headset Cambria pode melhorar as imagens. Horizon Worlds é muito caricatural e não necessariamente no bom sentido. Essa limitação é completamente compreensível, pois o Horizon Worlds foi projetado para ser executado em processadores móveis mais antigos.
O headset Quest original foi lançado em 2019 e a versão atual chegou no final de 2020, então a Meta está fazendo uma mágica para fornecer a qualidade que já está presente. Uma visão mais clara dos planos da Meta virá com o lançamento do headset Cambria ainda este ano.
Enquanto isso, vamos ficar imaginando como seria poder utilizar esta tecnologia para criar mundos fabulosos do universo dos jogos. E pensando nisso, como os direitos ficariam, principalmente caso queira criar um Mario World. Já é sabido que a Nintendo sempre entra com processos, portanto, ou ela criará estes mundos do universo Nintendo, ou uma biblioteca será feita pelos fãs.
É aguardar pelo futuro próximo.