A adoção generalizada da inteligência artificial pode ter levado à redução do desempenho esperado nos próximos processadores Strix Point e Lunar Lake, da AMD e Intel, respectivamente. De acordo com relatos em comunidades de entusiastas de hardware, as fabricantes optaram por remover componentes que poderiam aprimorar a performance em jogos de seus chips, substituindo-os por núcleos de processamento neural, conhecidos como NPUs.
Veja também:
- A atriz que interpreta Jinx sugere que a conclusão da segunda temporada de Arcane será emocionante e provocará emoções intensas.
- A lista de jogos para abril da PS Plus Extra e Deluxe foi revelada, trazendo 16 novos títulos
- Uma configuração disponível neste menu oculto do PS4 e PS5 pode ajudar a resolver a lentidão do seu console
Um membro do fórum Anandtech, identificado como Uzzi38, alega que as APUs Strix Point originalmente planejavam incluir um grande cache de nível de sistema (SLC), beneficiando tanto as CPUs Zen 5 quanto as GPUs integradas RDNA 3+. No entanto, esse cache foi substituído por três NPUs XDNA 2 dedicados à IA.
Segundo Uzzi38, o mesmo padrão se repetiu com os processadores Lunar Lake. Ambos os casos envolvem processadores de tamanho limitado, direcionados a dispositivos menores e notebooks, o que demanda escolhas sobre quais componentes incluir e quais sacrificar.
Em meio às discussões nos fóruns, muitos usuários apontam a Microsoft como responsável pelas decisões das fabricantes de processadores. Há uma percepção de que a empresa, que investe pesadamente em IA, exerce pressão sobre outras empresas para que adotem essa tecnologia em seus produtos.