Há muito se especulava que a Valve iria expandir sua área de atuação de seu sistema operacional SteamOS e finalmente confirmou suporte para já famoso, agora ex-concorrente, ASUS ROG Ally. Lawrence Yang, designer da Valve, declarou ao The Verge que “a empresa sempre planejou que outras companhias utilizassem o SteamOS.”
Veja também:
Nós vimos recentemente algumas notas de lançamento de sua última versão que mostravam um “suporte para teclas extras do ROG Ally”. Foi um passo importante para a empresa e essa atualização também mostrou interesse e intenção de abranger vários outros dispositivos portáteis em um futuro. Já no PC Gamer, a empresa foi mais cautelosa e afirmou que “o suporte irá ficar aí por enquanto”.
A ASUS ainda não confirmou se irá oferecer o ROG Ally já com o SteamOS instalado e nativo de fábrica, a empresa ainda opta pelo Windows, pois em parte, são as equipes de validação da Microsoft que garantem a compatibilidade do sistema operacional com várias configurações de hardware, além de otimziar o sistema por completo para não haver travamentos ou engasgadas.
Além dessa grande noticia, a Valve também está trabalhando para que o Steam Deck funcione em “dual-boot” com o Windows, ou seja, permitir que os usuários alternem entre os dois sistemas operacionais. Yang ainda mencionou que estão terminando de preparar os drivers que restam do Windows para o Steam Deck OLED.
Via: The Verge